Envelopamento, substantivo masculino. Ato ou efeito de envelopar.
Envelopar, verbo transitivo direto. Meter ou guardar em envelope.
Uma das palavras mais fortes e instigantes ditas pelo presidente do Sindvest, Marcelo Porto, durante uma entrevista sobre a Fevest, é "envelopamento”. Não no sentido literal, claro, mas como uma proposta que vai bem além da parte física da feira e dos negócios e atrações proporcionados por ela. O que Marcelo quer – e vem trabalhando com afinco para isso – é que a Fevest ultrapasse os muros do Nova Friburgo Country Clube (local do evento) e "contamine” toda cidade.
"Precisamos criar um envelopamento de Nova Friburgo. Vi que este conceito funciona em Milão, na feira de móveis de lá. Durante o evento, toda a cidade respira design. E isso é muito interessante, muito bom. Um evento como a Fevest não está restrito aos expositores, organizadores, apoiadores. Hotéis, restaurantes, entidades, taxistas, pontos turísticos fazem parte. Mesmo aqueles que diretamente não estão com um stand na feira são influenciados positivamente”, esclarece Marcelo. Digo que não existe uma só Fevest. A primeira – realizada dentro do Country – pode receber 10 mil pessoas, mas tem uma segunda, que conta com 600 mil pessoas e uma terceira que atinge até 20 milhões de pessoas. É uma coisa viral”, diz Marcelo, ressaltando ser essa a razão pela qual não considera muito importante os valores negociados durante um evento, mas sim como ele se propagou.
"A Fevest é uma feira muito mais de relacionamento. Relacionamento da cidade, dos empresários com os compradores, com os amigos. Os negócios são uma consequência. A partir dela, do que ela apresenta, de como recebe os visitantes, é que conquista a confiança. Não é uma feira de três dias, mas do ano todo”, ressalta.
A marca Nova Friburgo
Apaixonado por viagens –"é só me chamar, para qualquer lugar que estou indo”, brinca ele – o presidente do Sindvest volta a citar a Itália para justificar sua convicção de que o nome Nova Friburgo precisa ser reforçado – motivo pelo qual os organizadores do evento, ao contrário das outras edições, optaram por dar destaque ao nome da cidade no material publicitário da Fevest.
"A Itália investiu em suas marcas. Hoje elas são desejadas no mundo todo. Mas o forte é o conceito Made in Italy. Se é fabricado na Itália, tem qualidade. A marca Nova Friburgo tem que ser vista assim também”, afirma Marcelo.
Esta é a segunda Fevest de Marcelo como presidente do Sindvest. Ele conta que depois de 2010, ano em que a feira estava esvaziada e acabou não acontecendo, e a de 2011, pós-tragédia, os empresários se uniram para mudar os rumos do evento.
"Houve uma conscientização e uma mobilização por parte deles. Antes mesmo do lançamento da Fevest de 2012 os empresários ligavam para seus fornecedores falando da importância do evento e convidando-os a participar. Resultado: todos os stands foram vendidos e tivemos que partir para uma área do Country que não era usada pela feira”, conta Marcelo. "E é disso que precisamos. Trabalho com um grupo bacana, focado nos objetivos. Um time sintonizado, com gás, que faz tudo acontecer. Já estamos planejando a Fevest de 2014. Neste grupo não sou eu quem manda. Todos sabem onde queremos chegar e usam seus talentos para atingir o objetivo. Considero que o meu papel seja o de ‘aglutinador de sonhos’”, finaliza o presidente do Sindvest.
"Neste grupo não sou eu quem manda. Todos sabem onde queremos chegar e usam seus talentos para atingir o objetivo. Considero que o meu papel seja o de ‘aglutinador de sonhos’”
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