Considerada a maior feira de lingerie da América Latina, a Fevest — Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima — será realizada nos dias 2, 3 e 4 de agosto no Nova Friburgo Country Clube e reunirá cerca de 100 expositores entre confeccionistas e fornecedores. Serão apresentadas na 25º Fevest as principais tendências da moda íntima para a temporada de primavera/verão 2016.
Nova Friburgo é reconhecida como a capital brasileira de moda íntima por ser o maior polo fabricante de lingerie do Brasil e a Fevest o principal evento de negócios do setor, voltadas para compradores de todo o Brasil e do exterior.
A feira ocupará uma área total de 12 mil metros quadrados, com estandes das indústrias de confecção, matéria-prima, tecnologia e serviço. Os organizadores preveem 10 mil visitantes e um incremento de 4,5 % no volume de negócios em relação a 2014, quando a comercialização de produtos foi em torno de R$ 48 milhões. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), realizadora do evento, a expectativa esse ano é ultrapassar R$ 50 milhões.
Entre as novidades desta edição, os expositores destacam novos modelos plus-size, além da apresentação de peças de moda inclusiva, criações voltadas para valorizar e facilitar a vida de mulheres e homens com necessidades especiais. As principais peças das coleções produzidas pelos expositores serão apresentadas em dois desfiles coletivos, no primeiro dia no evento.
A Fevest é uma realização do Sindvest, uma promoção do Senai/Firjan e Sebrae, com patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal, apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Rede InterTV, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil. A organização é da Teia de Eventos.
Ação Social
A cada edição, a Fevest apoia uma instituição com atividades de cunho social. Em 2015, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é a entidade selecionada, com foco em crianças e jovens portadores da síndrome de Down.
A Apae de Nova Friburgo terá um estande na Fevest, onde mil calendários para 2016, doados pelo Sindvest, estão sendo produzidos pelo grupo Loucos por Lingerie, tendo como fonte inspiradora a história de Peter Pan. Os calendários estarão à venda e toda a renda arrecadada com essa ação será revertida para a instituição, que pretende reforçar o apoio a projetos desenvolvidos com os portadores da síndrome de Down.
Senai Moda
A Fevest é uma grande oportunidade de fomentar negócios, de fortalecer as marcas dos participantes e, principalmente, de manter o posicionamento do polo de Nova Friburgo nos âmbitos nacional e internacional. “Um Fórum de Tendências e o Projeto Novos Talentos, entre outras ações, vão motivar a competitividade das empresas no estado do Rio de Janeiro”, destaca a especialista em moda do Senai, Milena Cariello.
O projeto Novos Talentos terá a participação de estudantes de modelagem, costura e mecânica do Senai Moda, somando esforços dessas diferentes áreas na construção de peças conceituais que, depois de fotografadas, serão expostas no gradil em frente ao Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo.
Outra ação de destaque é o “Despertar para Moda”, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Francisco Faria e que envolve meninas do time feminino de futebol do instituto, que criam seu próprio uniforme para, depois, serem finalizadas pelas costureiras em formação pelo Senai.
Meio Ambiente
Além das ações de moda e empreendedorismo, a Fevest também se preocupa com o meio ambiente. Pensando nisso, o Sistema Firjan está à frente do Projeto Tecnologia Socioambiental de Descarte Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, em parceria com as empresas Lucitex, CTS Ambiental, Senai Moda e Design e Senai Cetiqt.
O programa atua como ferramenta para a análise da produção têxtil da indústria de moda íntima, promovendo melhorias a partir dos processos de compras, ecoeficiência no desenvolvimento dos produtos, redução e descarte correto dos resíduos, assim como diagnóstico qualitativo e quantitativo dos resíduos oriundos do polo de moda íntima de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário