"Anda, vem jantar, vem comer, vem beber, farrear até chegar Lumiar". Um dos versos mais famosos de Beto Guedes será cantado pelo próprio, em julho, em Lumiar, durante o Festival Sesc de Inverno. O músico está entre as atrações confirmadas pelo Sesc RJ. O festival acontece de 19 a 28 de julho em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Duas Barras e Três Rios. Entre os nomes de Friburgo, além de Beto Guedes, estão Cidade Negra e Guilherme Arantes, que se apresentam dias 20 e 21 de julho, respectivamente, na Praça do Suspiro. Cátia de França sobe ao palco do lago de Lumiar dia 26 de julho e Beto Guedes, dia 27.
Filho de Cássia Eller e revelação da nova geração da MPB, Chico Chico canta junto com João Mantuano e Daíra no Sesc, dia 25. No dia seguinte, a cantora paraibana Socorro Lira se apresenta no mesmo palco. Já Martinho da Vila canta na sua cidade natal, Duas Barras, dia 28. A programação completa será divulgada ainda este mês.
Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Além dos nomes conhecidos na cena cultural brasileira, a programação conta com maior participação de artistas locais, que nesta edição assumem mais protagonismo, sendo suporte para o mote do evento, que trata de territórios e identidade regional. Alguns desses artistas figuram inclusive nas peças de comunicação, como o teaser do site www.festivalsescdeinverno.com.br, e no tema musical do evento, gravado em estúdio na Região Serrana do Rio.
Este ano, pela primeira vez, a programação de Friburgo será estendida para os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Os municípios de Duas Barras e Três Rios também foram incluídos ao evento, que também acontece em Petrópolis e Teresópolis.
"Lumiar" foi gravada por Beto Guedes em 1977, no LP "A Página do Relâmpago Elétrico". Seu parceiro musical Ronaldo Bastos conheceu a região no início da década de 70, ficou apaixonado pelas belezas naturais e contou ao amigo sobre o que havia presenciado. Com base nas histórias ouvidas, Beto Guedes escreveu a música sem nunca ter visitado Lumiar, o que só o fez depois que a música ganhou sucesso.
Deixe o seu comentário