Festival Sesc de Inverno movimentou a economia da serra

Hotéis e pousadas da região tiveram quase 100% de ocupação. Bares e restaurantes também se beneficiaram com turistas
segunda-feira, 29 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O Lago de Lumiar lotado durante o show de Beto Guedes (Divulgação)
O Lago de Lumiar lotado durante o show de Beto Guedes (Divulgação)

Os dias de clima frio intenso combinados com uma efervescente programação cultural propiciada nas duas últimas semanas com a realização do Festival Sesc de Inverno movimentaram a Região Serrana não só com uma vasta agenda de espetáculos de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, circo e oficinas, mas também com a movimentação de turistas.  Entre os dias 19 e 28, o Sesc trouxe a Nova Friburgo, Teresópolis, Duas Barras, Petrópolis e Três Rios mais de 500 atrações, a maioria gratuitas.

Desde o último dia 19 quando começou o Festival Sesc de Inverno, a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas das cidades participantes esteve acima de 90% com destaque para a ocupação dos hotéis e pousadas no centro de Nova Friburgo e nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra que chegou próximo a 100%, número que demonstra a importância do festival para a economia da região e posicionou o Sesc como um importante promotor cultural.

Em Nova Friburgo, não só a rede hoteleira ficou bem movimentada, mas todo o setor de comércio de bens, serviços e turismo, como os restaurantes e bares, que se beneficiaram desse agito na cidade, que mesmo com frio, estiveram sempre lotados. Um dos principais atrativos turísticos da cidade, o Teleférico recebeu, em média, 2,5 mil pessoas por dia durante o tempo em que o Sesc Nova Friburgo manteve atividades de recreação na Praça do Suspiro. O espaço sediou uma série de ações recreativas para todas as idades. O público participou de atividades como tênis de mesa, badminton, parede de escalada, kart pedal com pista de pneu, water ball com piscina, futemesa, mesabol, recebeu orientações de saúde e muitas outras oficinas recreativas.

Além das atrações musicais, os espaços a céu aberto foram as grandes estrelas desta edição. Em Nova Friburgo, ao longo de todo o Festival Sesc de Inverno, as praças do Suspiro, Dermeval Barbosa Moreira, João Heringer (distrito de São Pedro da Serra) e Carlos Maria Marchon (no distrito de Lumiar) receberam também atividades de esporte, lazer e recreação para crianças e adultos.

“Essa foi a primeira experiência que o distrito de Lumiar teve com o Festival Sesc de Inverno e foi muito positiva em relação à economia. Todos os estabelecimentos de hospedagens estavam lotados. É sempre bom receber Beto Guedes. Lumiar nunca tinha recebido tanta gente como nesse show”, afirma Silvia Faltz, presidente da Associação de Moradores do distrito de Lumiar.

Também houve apresentações nos bares América, Universo Ink e Willa Deguste, todos no Centro de Friburgo. Já nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra houve apresentações no Centro de Artes de Lumiar e no Espaço Nagib Pedro e Taberna dos Sinos, em São Pedro da Serra. Em Teresópolis, a Praça Olímpica, no centro do município, recebeu apresentações assim como o Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis. Em Três Rios, as performances foram na Praça São Sebastião, e por fim, Duas Barras recebeu atividades e oficinas na Praça Governador Portela.

“A receptividade do público foi extraordinária. Turistas e moradores prestigiaram não apenas os grandes shows, mas todas as apresentações e atividades de reflexão, performances, mostras e oficinas tanto nos espaços públicos quanto no Sesc Nova Friburgo. O Festival Sesc de Inverno tem por objetivo não só valorizar e fomentar a cultura local mas também incrementar a economia e o turismo das cidades por onde passa”, afirmou Alexandre Couto, Gerente do Sesc Nova Friburgo.

Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno ocorreu simultaneamente em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, e pela primeira vez nos municípios de Duas Barras e Três Rios, além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, importantes destinos turísticos do município de Nova Friburgo.

Entre os destaques do evento estavam Martinho da Vila, Beto Guedes, Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Projota, Zélia Duncan, Titãs, Anavitória, Vanessa da Mata, MV Bill, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Mart’nália, Conceição Evaristo, Bianca Ramoneda, Pedro Luis, Renato Carrera, Renato Vieira, Laura Lydia, Shannon Botelho, Marcello Camargo, Gustavo Pizzi, além dos espetáculos “Todo lo que está a mi lado”, “Pelos quatro cantos do mundo”, “Malditos”, “Icaro and the black stars”, “Andança – Beth Carvalho, o musical”, “Esperança na Revolta”, “As crianças” e muitas outras atrações locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | Turismo
Publicidade