Buscando uma atmosfera ideal entre o erudito e o popular, o 8º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, que acontece entre os dias 16 e 26 de julho, oferecerá ao público uma agenda musical diversificada e, ainda mais importante, gratuita, mediante um quilo de alimento não perecível, e censura livre. E as festividades não param por aí. Retomando sua forma original, com 10 dias de duração o festival, que contará com mais de 14 eventos de música clássica, entre atrações nacionais e internacionais, e com um lugar de destaque para músicos locais. Os espetáculos serão no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no anfiteatro da Praça do Suspiro, na Usina Cultural Energisa, no Centro de Arte ou ao ar livre, e em palco montado no lago do mais tradicional clube da região, o Country Clube.
Este ano, voltando a ter a assinatura de Miriam Dauelsberg, da Dell’Arte, o festival trará apresentações inéditas na serra, como o grande destaque, que é a Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhados do coro infantil da UFRJ, sob a regência de Carlos Viegas. Só aí serão mais de 200 integrantes para a cantata cênica Carmina Burana, de Carl Off, no palco da ilha do Country Clube, no domingo, 19, a partir das 20h. Já o concerto de abertura acontece no dia 16, a partir das 20h30, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, com uma homenagem aos 250 anos de morte de G. F. Händel, com um célebre oratório de sua autoria, incluindo trechos do Messias e a popular Aleluia.
A programação contará ainda com um pequeno festival de cinema em homenagem a obra do cineasta Alain Resnais, diretor de clássicos como Hiroshima, meu amor, Stavisky, Guernica, As Estátuas também morrem, Noite e neblina e Toda a memória do mundo. A exposição Cabras da Serra, que vem abrilhantando o distrito de São Pedro da Serra nos últimos meses, também estará à mostra no foyer do Teatro do Country Clube, além de eventos como o Domingo no Parque, que trará diversas atrações culturais e esportivas para crianças no Nova Friburgo Country Clube, nos dias 19 e 26, a partir das 10h, e da exposição fotográfica Luzes da Serra, de Dóris Correa e Beth Silveira, que estará à mostra a partir do dia 17, na Usina Cultural Energisa.
As bandas locais terão a oportunidade de abrir os shows das grandes atrações nacionais que abrilhantarão o Festival de Inverno. Vanessa da Mata, Jorge Aragão e Maria Rita, respectivamente nos dias 18, 24 e 25, abrilhantarão o palco da ilha, no lago do Country Clube. Enquanto isso, a música clássica continua muito bem representada por aqui, com boas mostras, com concertos célebres de compositores como Chopin, com o delicado piano de Arthur Moreira Lima, e Villa-Lobos, com a soprano Neti Szpilman, o pianista japônes Yuka Shimizu e a bailarina Karin Scholotterbeck, ambos no Teatro Municipal, respectivamente nos dias 22 e 24.
As atrações, que são muitas, se encerram no palco da ilha, no dia 26, com um dia inteiro de apresentações com as bandas friburguenses Euterpe e Campesina, a americana Ridgewood Band e a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos Professora Mariuccia Iacovino, que já contagiou o público local no último aniversário da cidade, apresentará o Bolero de Ravel.
A programação completa do festival, sujeita a modificações, pode ser conferida no site www.dellarte.com.br/festival, além de divulgação e cobertura constante de A VOZ DA SERRA, deste que promete ser um dos maiores e mais representativos eventos culturais da região nos últimos anos. Agora, basta se divertir.
Deixe o seu comentário