Festival Intercolegial de Teatro: inscrições vão até dia 30

terça-feira, 15 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Alunos de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo e outros municípios fluminenses que integram grupos teatrais amadores nas escolas onde estudam têm só até o próximo dia 30 para inscrever peças inéditas na segunda edição do Festival Intercolegial de Teatro (FIT). O evento, promovido pelo Colégio Nossa Senhora das Dores acontecerá nos próximos dias 16, 17 e 18, do Teatro Irmã Sania Cosmelli, anexo à escola, que tem capacidade para acomodação de 200 pessoas. As inscrições podem ser feitas no próprio colégio (Rua Augusto Spinelli 75, Centro), mediante pagamento de taxa de R$ 100. Grupos de escolas públicas estão isentos da cobrança.

Os vencedores do festival receberão ao fim do evento troféus que homenageiam Jorge Saade, destacado professor e diretor de teatro em Nova Friburgo, falecido este ano. Os troféus em madeira foram confeccionados pelo artista plástico Felga de Moraes. De acordo com a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Jean Beatriz Fersura Wermelinger, só poderão se inscrever grupos amadores formados por estudantes que estejam cursando o 8º ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental ou os três anos do ensino do médio.

Cada grupo deverá anexar no ato de inscrição três sinopses do texto, quatro fotos 10 X 15 com cenas do espetáculo ou ensaio geral, mapa de luz e autorização para apresentação de menores de 18 anos, assinadas pelos pais ou responsáveis. Serão selecionados por sorteio até 12 espetáculos para serem apresentados no FIT. O dia 25 de outubro, domingo, será destinado a apresentação dos grupos de outros municípios, a fim de evitar que os integrantes tenham despesas extras com hospedagem em Nova Friburgo. “Os textos das peças deverão ser de autores nacionais ou estrangeiros e não deverão ter mais de uma hora e quinze minutos de duração”, observa Jean, que também coordena o festival.

Julgamento do FIT será feito por profissionais de respeito no teatro

Serão premiados no FIT com os troféus Jorge Saade os três melhores espetáculos, melhor atriz, ator e direção, maquiagem, iluminação, sonoplastia, cenário e figurino. Os espetáculos serão julgados pelo ator, diretor, cenógrafo e dramaturgo, Gustavo Paso, cujos trabalhos recentes têm sido elogiados pelos mais renomados críticos das artes cênicas no país. Há dez anos, ele dirige a companhia profissional Epigênia Arte Contemporânea. Paso também esteve à frente de diversos espetáculos de sucesso como Histórias de Encantamento, Centenário, Natal de Luz Eletrobras, Caravana de Natal Coca-Cola e Projeto Portinari, sem contar a direção das peças Cemitério de Automóveis, Oração e Epigênia.

Também integrará o corpo de jurados do FIT, a atriz e produtora cultural no Rio de Janeiro, Luciana Paso, que atua em projetos culturais com crianças e jovens há pelo menos 12 anos. Suas mais recentes produções são Ariano, Sr. Sgrooge e Histórias de Encantamento. Atualmente ensaia o espetáculo Assíria, que estreará em 2010. Como produtora, já trabalhou em mais de 20 peças, inclusive, com turnês pelo Brasil. A autora, professora de teatro, artes e diretora teatral Daniela Santi também será jurada do festival. Desde 1973 Daniela é envolvida com teatro e atuou e produziu diversos espetáculos, entre eles, Apague a luz e faz de conta que estamos bêbados, Pedreira das almas, Mistério Bufo, O despertar da primavera e Triste fim de Policarpo Quaresma. Sua trajetória profissional inclui ainda cursos de formação de atores, dançarinos, dicção, cenário e figurino. É reconhecidamente um dos nomes mais expressivos da arte e cultura em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade