Festival gastronômico e cultural da Rua Deolinda Thurler: tudo de bom!

segunda-feira, 04 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

Os comerciantes da Rua Deolinda Thurler resolveram se unir com o objetivo de discutir e aprovar soluções para os problemas daquela artéria central do Cônego, além de promoverem ações em conjunto, incluindo eventos. Um dos primeiros passos é fazer um calendário de todas as festividades e feriados. Estão montando um cadastro dos estabelecimentos do grupo com os dados e especialidades de cada um. A ideia é unir todos eles para que possam dar mais visibilidade à rua, atraindo mais pessoas, inclusive turistas. Aproveitando o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, decidiram realizar um festival gastronômico no período de 7 a 12 de outubro próximo. De quinta a terça-feira, haverá um verdadeiro show gustativo, pois cada estabelecimento oferecerá um prato de destaque.

São 19 os estabelecimentos participantes: Cantinho da Roça, Peixe Frito, Oca Maloca, Pizzas do Cônego, Boteko Chic, Bistrô Suíço, Bon Vivant, Pub 1930, Zaratustra, Burgomestre, Pizza Mundi, Internacional Gourmet, Amigos do Marquinho, Chocolate Digital, Farmácia Círculo da Saúde, Padaria Velha Amizade, Estação Cônego Locadora, Mercado Grão da Serra e Salão Beira Rio.

Por opção da maioria dos participantes, o festival gastronômico e cultural terá o nome de Baixo Cônego, com comidas típicas para todos os gostos – brasileira, alemã, suíça – e com uma vantagem: é só parar o carro e tudo está bem pertinho. A rua é um verdadeiro centro gastronômico, pela variedade, qualidade e proximidade. Há sempre um estabelecimento aberto, sendo que de quarta-feira a sábado todos funcionam.

Os organizadores do festival salientam que não há envolvimento político no festival gastronômico, embora saibam que para os próximos eventos precisarão de apoio. Porém, optaram por fazer a primeira edição por conta própria, mesmo que seja uma versão simples. O evento está sendo idealizado há cerca de 30 dias, e a ideia era justamente fazê-lo antes do fim do ano, quando as pessoas já estão em ritmo de Natal, época de chuvas e ‘fugas’ para a praia.

O festival gastronômico e cultural da Rua Deolinda Thurler, ou o Baixo Cônego, terá como atração uma exposição de artistas plásticos da cidade em cada um dos estabelecimentos. Na abertura, dia 7, e no sábado, 9, haverá música ao vivo pela rua, tipo seresta, em que os músicos e cantores vão circular, passando por todos os estabelecimentos.

Todo o festival é bancado pelos próprios comerciantes locais, sendo que nem todos são do ramo de bar e restaurante.

“A união foi o mais importante”, destaca uma das organizadoras, complementando que “a proposta do festival gastronômico foi muito bem aceita. A promoção é especificamente local, da Rua Deolinda Thurler, para maior divulgação das especialidades de cada estabelecimento, além de prestigiar os artistas da cidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade