Festival gastronômico de food trucks conquista Nova Friburgo

Moradores e turistas aprovaram evento que atraiu cerca de 25 mil visitantes
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
por Ana Borges
Evento de food truck agitou o fim de semana friburguense  (Foto: Lúcio César Pereira)
Evento de food truck agitou o fim de semana friburguense (Foto: Lúcio César Pereira)
"Estávamos confiantes quanto ao trabalho que desenvolvemos durante quatro meses, mas, sem dúvida, o resultado superou as nossas expectativas. Em três dias de festival, atendemos umas 25 mil pessoas”, revelou Ana Carolina Perciano, empresária e arquiteta responsável pelo projeto (planta e decoração) do evento – incluindo a cozinha das oficinas - na Praça do Suspiro. Cerca de 500 pessoas trabalharam na realização do Food Truck Serra Festival 2015.

Conseguimos movimentar a economia do município, em diversos segmentos

Ana Carolina Perciano

Carolina e o marido, empresário do ramo de alimentos, Pedro Botelho, não esperavam que já no primeiro dia, última sexta-feira, 18, um grande número de pessoas já estaria disposto a consumir. “Achei que num primeiro momento, as pessoas iriam mais para conhecer, ver como funcionava, saber os preços. Mas o público lotou a praça e experimentou mais de 160 pratos oferecidos por 38 trucks, barracas, bares e restaurantes a preços que variavam entre 10 e 35 reais”, comentou.

No sábado e no domingo, a festa atraiu um público ainda maior, encerrando o atendimento a 25 mil pessoas, número confirmado pela quantidade de truck money – moeda oficial do evento – adquirida na entrada. As oficinas também foram bem frequentadas e os shows completaram a ambientação, elogiada tanto pelos visitantes como pelos participantes do festival.

“O feedback dos expositores foi o melhor possível. Eles elogiaram a educação e a cordialidade dos friburguenses. E realmente, tudo funcionou a contento. Considerando uma pesquisa que fizemos no local com o público, durante os três dias, 87% dos entrevistados aprovaram o festival”, contou Carolina, acrescentando que recebeu mensagens de pessoas que haviam desistido de participar e depois, ao constatar o desempenho do evento, se arrependeram. Talvez tenham nova oportunidade, ano que vem.

A coragem de fazer e a recompensa

A idéia de fazer o festival surgiu quando Carol e Pedro foram a uma feira de food truck, no Rio. Inicialmente, pensaram em montar uma barraca. “Gosto de cozinhar. Disse pro Pedro que a gente podia experimentar montando uma barraca numa feira em Friburgo. O Pedro achou a idéia legal, mas aí já pensou numa coisa maior, como produzir um evento mesmo. Falou com o José Alexandre (Trade Assessoria e Projetos), que de cara se apaixonou e topou ser sócio. Daí, começamos a pesquisar para saber o que era preciso para realizar a nossa. Foram quatro meses desde então, elaborando, frequentando feiras em todos os fins de semana, para ver como era, e executando. Deu tudo muito certo, graças a Deus”, lembrou Carol, aliviada. 

Um lindo dia, clima perfeito, sol forte, céu limpo, pessoas felizes, famílias passeando, muita gente nas ruas, com ótimo astral. Tudo isso também contribuiu para o resultado positivo do evento. Em outra pesquisa, então feita apenas com os participantes, a avaliação foi altamente positiva: 98% de satisfação.

Mas Carol, também revela: “Teve gente reclamando dos preços, o que considero normal. Mas devo ressaltar: o que é oferecido nos food trucks é diferente do que é servido em trailers. Cada segmento voltado para o seu público e todos válidos. E achei bacana o depoimento de uma moça que, humildemente resumiu muito bem o espírito da coisa: ‘Eu não tenho dinheiro pra pagar esses preços. Saí de casa com a minha bagzinha de cerveja, curti todos os shows, encontrei pessoas legais, não teve confusão, tava todo mundo numa boa. Quando saí, lanchei num trailer perto do Cavalo Preto, e fui pra casa feliz da vida, porque a noite foi maravilhosa’. Quer dizer, cada um pode escolher a melhor maneira de aproveitar uma festa”, disse Carol.

Além da movimentação no entorno do evento, que resultou na lotação de restaurantes, bares e também hotéis da cidade, o comércio, de modo geral, se beneficiou com a realização do evento. “Os expositores não trouxeram ingredientes suficientes e no segundo dia muitos deles já tiveram que abastecer suas cozinhas. Então, foram às compras no comércio local. A mão de obra também foi toda contratada aqui. Esse era um dos objetivos que fazíamos questão de alcançar. Portanto, conseguimos movimentar a economia do município, em diversos segmentos. E isso nos deixa ainda mais recompensados”, avaliou Carol.

 

  • Workshops de culinária atrairam grande público (Foto: Lúcio César Pereira)

    Workshops de culinária atrairam grande público (Foto: Lúcio César Pereira)

  • Mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento  (Foto: Lúcio César Pereira)

    Mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento (Foto: Lúcio César Pereira)

  • Diversos food trucks participaram do evento (Foto: Lúcio César Pereira)

    Diversos food trucks participaram do evento (Foto: Lúcio César Pereira)

  • Diversos food trucks participaram do evento (Foto: Lúcio César Pereira)

    Diversos food trucks participaram do evento (Foto: Lúcio César Pereira)

  • O evento foi palco de diversas apresentações musicais  (Foto: Lúcio César Pereira)

    O evento foi palco de diversas apresentações musicais (Foto: Lúcio César Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: food truck | culinária | Gastronomia | Praça do Suspiro | Turismo
Publicidade