A edição deste ano do Festival do Chocolate atraiu um público recorde à Queijaria Suíça, no quilômetro 18 da RJ 130, estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis. Cerca de 18 mil pessoas, entre friburguenses e turistas, compareceram ao evento realizado no último fim de semana — sete mil no sábado, 6, e 11 mil no domingo, 7. O cálculo foi estimado pela equipe da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, presente nos dois dias do festival com um estande de primeiros socorros e aferição de pressão arterial.
A superlotação acarretou transtornos a quem esteve no evento, conforme as várias queixas que chegaram à redação de A VOZ DA SERRA. Engarrafamentos na estrada, falta de vagas para estacionar nas imediações da Queijaria, filas enormes para compra de chocolates e até falta de produtos estão entre as principais reclamações de leitores que entraram em contato com o jornal. Alguns declararam ter ficado bastante frustrados com a quantidade de gente presente ao evento.
“Quem conseguiu ser atendido adorou o festival e saiu encantado com o local e o chocolate de primeira qualidade. Mas vi muita gente reclamando das filas e da dificuldade para comprar os produtos. Soube que a Polícia Rodoviária multou mais de 300 carros estacionados às margens da estrada, muitos de turistas que visitavam a cidade. Isso acaba sendo um turismo negativo para Friburgo”, observa o presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Cláudio Coutinho da Rosa.
Cobrança de ingresso pode ser alternativa para as próximas edições
O excesso de público presente ao festival surpreendeu os organizadores e muitos friburguenses também. “Várias pessoas de Nova Friburgo se solidarizaram com a gente porque conhecem o nosso trabalho e sabem o carinho e a preocupação que temos com a produção dos nossos produtos. Isso nunca aconteceu antes e acredito que o feriadão no Rio tenha causado esse movimento acima da média. Por ser um evento com entrada franca, tivemos um afluxo muito grande de turistas e peço desculpas a quem teve dificuldades. Estamos estudando implantar a cobrança de ingresso no próximo ano para limitar a entrada de público e atender a todos”, explica o organizador, Marco Aurélio Grillo de Brito.
O secretário de Turismo, Nauro Grehs, também destaca que o feriadão no Rio aumentou o fluxo de turistas em Nova Friburgo no último fim de semana. Segundo ele, vários pontos turísticos receberam um grande número de visitantes, o que comprova a visibilidade que o município está tendo.
“A passagem da tocha olímpica e a divulgação que temos feito no Rio, onde a colônia suíça se apresentou, estão atraindo muitos turistas a Friburgo. Até mesmo para tirar fotos no totem do movimento ‘Amo Nova Friburgo’ tinha fila. Isso se repetiu no Festival do Chocolate que, na média, foi um evento positivo porque movimentou a cidade e registrou boas vendas”, avalia ele.
Para Nauro é preciso fazer acertos para que o evento ganhe um caráter mais profissional nas próximas edições. “Temos que ajustar alguns detalhes para evitar que os problemas desse ano voltem a acontecer. O evento cresceu e agora deve ser planejado em conjunto com o poder público e toda sociedade. Vamos levar esse assunto em pauta na reunião do Conselho Municipal de Turismo que acontece nesta terça-feira, 9, a partir das 14h na secretaria”, conclui Nauro.
Deixe o seu comentário