Lançado oficialmente no último dia 24 com coquetel oferecido a chefs, autoridades e convidados, o 5º Festival de Truta tem início nesta sexta, 4, e se estenderá até 27 de novembro, reunindo restaurantes de Mury e São Pedro da Serra. O evento é promovido pela APL da Serra e Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, e conta com recursos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Nesta quinta edição do festival também estão sendo comemorados os 50 anos de produção de truta em Nova Friburgo que terá, mais uma vez, como cerveja oficial a Bräun & Bräun, produzida pelo empresário Jorge Bräuninger. Segundo Jorge, as expectativas para esta edição são as melhores possíveis: “Queremos e devemos passar a informação de que Friburgo está viva e voltando a realizar não só eventos relevantes como fazendo de maneira diferente”, enfatizou, dizendo que esta é a hora de a cidade estar presente na mídia de forma positiva.
Para o colunista de gastronomia do Caderno Light, de A VOZ DA SERRA, Chico Figueiredo, presente ao lançamento oficial do festival, o que mais o deixa feliz é constatar o interesse dos empresários do setor em investir na gastronomia local. Mas ele também aproveita a ocasião para marcar sua posição.
“Fiquei emocionado ao ver chefs, cozinheiros, auxiliares, garçons e proprietários unidos pela realização de um evento importante para a cidade. Precisamos insistir mais junto à mídia no sentido de divulgar nossos produtos, nossa cultura, nossa arte, nossa incrível capacidade criativa e empreendedora. Penso que devemos ser mais ‘agressivos’ e impor de maneira mais eficiente a nossa presença nos calendários anuais de eventos do Estado. Somos um dos maiores produtores de truta do Rio de Janeiro, assim como de flores de corte, de determinados itens hortifrutigranjeiros, de atividades esportivas e culturais e, no entanto, parece que Friburgo nada faz. Não ocupamos o espaço que merecemos. É preciso divulgar mais e melhor todas as atrações que promovemos”, argumentou.
Chico Figueiredo também sugere que a sociedade friburguense, principalmente, prestigie e se envolva mais, e dê valor ao que se faz em Nova Friburgo, à prata da casa. “No caso deste festival, por exemplo, poderíamos oferecer oficinas, montar estandes nas praças, e convencer a mídia, não só do Estado, mas do país—por que não?—a mostrar nossas coisas de forma positiva. Por isso, quero parabenizar toda a equipe organizadora do 5º Festival de Truta e fico na torcida para que todos os envolvidos neste evento alcancem o sucesso que merecem ter, alavancando essa belíssima arte que se chama gastronomia”, encerrou Chico.
Restaurantes participantes do festival:
Mury:
- Bräun & Bräun
- Don Quixote
- Empório do Dengo
- Le Bon Bec
- Miditerrâneo
- Too Much
- Truta & Boa Cia
- Viva Rô
São Pedro da Serra:
- Dê Gastronomia Francesa e Baiana
- Espaço Bistrô
- Paiol Restaurante e Café
- Rosa dos Ventos
- Zuhause Bistrô Café e Restaurante
Restaurantes convidados:
- Bistrô Suíço (Cônego)
- Crescente Gastronomia (Centro)
Hospedagem:
- Refúgio dos Falcões
Programação completa: http://www.novafriburgocvb.com.br/truta
Deixe o seu comentário