Nova Friburgo sedia o 4º Festival de Truta, de 12 a 28 deste mês, quando restaurantes dos distritos de São Pedro da Serra, Lumiar e Mury apresentarão aos seus clientes, visitantes e moradores pratos elaborados por 14 chefs, fazendo jus ao título de “Cidade maior produtora de truta do Estado do Rio de Janeiro”.
Com uma produção de 12 toneladas ao mês, Nova Friburgo sedia o Festival de Truta durante 17 dias, também pensando no aquecimento da economia local, seja através da ocupação dos hotéis e pousadas, do trabalho dos taxistas, do comércio, dos artesãos e artistas plásticos, entre outros profissionais do setor turístico que atuam por toda a cidade.
O evento pretende gerar emprego e renda, além de capacitar mão de obra, que chega a aumentar em 20% com a contratação temporária. O Festival de Truta é uma união de esforços do APL da Serra (Arranjo Produtivo Local), empresários, do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Sebrae, entre outros incentivadores à produção de truta no município, já que a cidade possui condições ambientais adequadas, como o clima e águas cristalinas.
Participam desta quarta edição o Bar do Vovô, Braün & Braün, Dê Gastronomia, Don Quixote, Espaço Bistrô, Empório do Dengo, Le Bon Bec, Mediterrâneo, Restaurante Cozinha do Parador, Paiol Restaurante e Café, Restaurante Armazém da Serra, Restaurante Lumiar, Truta & Boa Cia. e Viva Rô.
Truta brasileira e friburguense
No Brasil, a truta foi introduzida nos rios das regiões Sudeste e Sul por volta de 1949. Originária do hemisfério Norte, Estados Unidos e Canadá, a espécie adaptou-se às frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em Nova Friburgo, a truta iniciou sua história em 1950, mais precisamente em Macaé de Cima, quando o proprietário do Hotel Fazenda São João, Horst Garlipp, importou da Dinamarca os primeiros alevinos, levando em consideração a água corrente e limpa da localidade, fatores estes fundamentais para a criação dos peixes.
Somente no ano de 2000 que o empresário Evandro Pinto acabou adquirindo uma propriedade ao lado do Hotel Fazenda São João, que possuía um trutário praticamente desativado. Encantado com o local, Evandro decidiu dar continuidade ao negócio e não podia imaginar que brevemente Nova Friburgo seria responsável pela maior produção de truta do estado.
Benefícios da truta
Com sabor incomparável, suave, a truta é um peixe rico em ácidos graxos, como o Ômega-3, rico em vitaminas, fósforo e cálcio, além de ter seu índice de proteínas mais alto do que o da carne bovina. A truta é recomendada para dietas de emagrecimento por seu baixo teor de calorias, um dos motivos pelos quais os chefs adoram criar pratos “sem culpa”. Segundo os especialistas, o consumo regular contribui para diminuir a pressão sanguínea, reduzir a gordura no sangue, diminuir o risco de ataque cardíaco, e muito mais.
Deixe o seu comentário