Pianistas Arthur Ahiappe e
Patricia Glatzl no Teatro Municipal
Sábado, dia 2 de julho, a partir das 12h, o Teatro Municipal recebe os pianistas Arthur Shiappe e Patrícia Glatzl numa das apresentações do Concertos ao Meio-Dia do 10º Festival de Inverno de Nova Friburgo promovido pela Dell’Arte. No programa, Chopin e Liszt. O evento tem entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Arthur Schiappe iniciou os estudos de teoria aos 7 anos e de piano aos 13 com Anna Carolina, Esther Naiberg e Sônia Goulart. Formou-se em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui ampla atividade artística, tendo participado como executante e ouvinte de importantes eventos culturais como curso de extensão ministrado pelo professor Mordehai Simoni — abrangendo a obra integral de Chopin, as 32 sonatas e os concertos de Beethoven —, Festival 2000 realizado pela Academia Nacional de Música com o pianista Arnaldo Cohen, master class de regência com Yeruham Scharovsky, master class com Dominique Merlet, José Carlos Cocarelli e Alain Motard.
Schiappe foi pré-classificado no II Concurso Eleazar de Carvalho para jovens regentes da Orquestra Petrobras Pró-Música e pré-classificado no I Concurso Nacional Nélson Freire. Como camerista atuou com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Petrobras Pró-Música e Orquestra Sinfônica Nacional/UFF.
Patricia Glatzl é bacharel em piano pela UFRJ da classe de 2009 do professor Claudio Dauelsberg, foi aluna da concertista Lícia Lucas, e dos professores Benito Taranto, Carmem Versiani e Denise Costa, com quem iniciou os estudos aos 6 anos. Atualmente faz mestrado em “Práticas Interpretativas” na UFRJ, sob orientação da professora Myrian Dauelsberg.
Glatzl, natural de Juiz de Fora (MG), em 1999 obteve o prêmio de segundo lugar geral e medalha de melhor intérprete de Bach no VIII Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares. Em 2003, aos 15 anos, fez sua estreia como concertista, com a Orquestra da Pró-Musica, sob a regência do maestro Nilo Hack, apresentando o Concerto em Fá Maior de Haydn.
A pianista Patricia Glatzl participou da série “Segunda Musical” na Assembleia Legislativa de Belo Horizonte, onde ganhou 1º lugar no “Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira”, no Rio de Janeiro, em 2005. Conquistou o prêmio de melhor intérprete de Bach no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, em Juiz de Fora/ MG, foi selecionada para participar do programa Prelúdio na TV Cultura SP, com o maestro Julio Medaglia, e para o concurso Jovens Solistas do Festival de Ouro Branco, em 2008.
10 º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo
1º a 7 de julho de 2011
SERVIÇO
02/07 – SÁBADO
12h – TEATRO MUNICIPAL
Concertos ao Meio - Dia : “Piano ao Meio-Dia”
Arthur Schiappe, Piano
Patrícia Giatzl, Piano
Versão Orquestral,Flavio Augusto
Programa: Chopin nº 2 / Liszt nº 1
Mais informações no site: www.dellarte.com.br
No Country Clube, Marina Lima faz show na noite desde sábado
A cantora e compositora carioca Marina Lima se impôs pela interpretação e originalidade na década de 1980 e tornou-se um dos maiores nomes da MPB.
Com influências que passam pelo pop, rock, blues, bossa nova e música eletrônica, Marina gravou hits como “À Francesa”, “Fullgás”, “Nada por Mim”, “Uma Noite e ½”, “Pessoa”, entre tantas outras que arrebatam multidões. Em 2003, gravou seu 1º DVD, o Acústico MTV.
Além de explorar todos os campos da música, Marina também foi apresentadora do programa Saia Justa, no canal GNT.
O show Clímax que vai apresentar em Nova Friburgo significa “ponto culminante”. O nome do álbum traduz o que Marina Lima vive atualmente em sua carreira. “Meu nome inteiro é Marina Correia Lima. Mas eu assino ‘C Lima’. Então, ‘clima’ já tem ali. E eu adoro X. X é extreme sports, esportes radicais. A palavra [clímax] quer dizer o auge de um enredo. De um enredo teatral, de cinema… ou de uma vida. Neste álbum, tento aplicar uma busca que tive de aperfeiçoamento de uma forma mais intensa e mais certa. Esse tripé de compositora, cantora e arranjadora de uma maneira mais inteira”, diz a cantora.
Das 11 músicas de Clímax, apenas uma, “Call Me”, de Tony Hatch, não é de autoria de Marina Lima, que, ao longo da carreira, já compôs mais de 120 canções e vendeu mais de 3 milhões de cópias de discos. O álbum conta também com as parcerias de Adriana Calcanhotto (“Não me Venha Mais com o Amor”), Samuel Rosa (“Pra Sempre”) e de Alex Fonseca, Karina Buhr e Edgard Scandurra (“Desencantados”). Na música “A Parte que me Cabe”, de Marina Lima, a cantora divide os vocais com Vanessa da Mata.
Produzido por Edu Martins e Alex Fonseca, Clímax sairá sob o selo Libertà Records. É o 19º álbum de Marina Lima e o primeiro de sua fase paulistana. A cidade que Marina escolheu como nova casa é homenageada na canção “#spfeelings”, segunda faixa do disco.
Os shows contam com músicas do novo álbum, além de clássicos como “À Francesa” e “Fullgás”. Nas apresentações, Marina Lima estará acompanhada por Alex Fonseca (percussão, bateria e programações) e Edu Martins (baixo, guitarra, teclado e vocal).
FICHA TÉCNICA do álbum
Produzido por: Edu Martins e Alex Fonseca
Arranjos: Marina Lima, Edu Martins e Alex Fonseca
Participação de Edgard Scandurra e Karina Buhr em “Desencantados” e Samuel Rosa em “Pra Sempre”
Engenheiros de gravação: Florência Saravia, Leo Bracht, Eduardo
Chermont, Renato Alscher, Éber Pinheiro e Thiago Braga
Edições finais: Florência Saravia
Realização: Libertà e Fullgás
Personal Manager: Rodrigo Vinhas
10 º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo
1º a 7 de julho de 2011
SERVIÇO
02/07 – SÁBADO
NOVA FRIBURGO COUNTRY CLUBE
Palco da Ilha
20h30 Abayomy – AfroBeat Orquestra
21h30 – Otto
22h30h – Marina Lima
Mais informações no site: www.dellarte.com.br
“Domingo no Parque” faz a alegria das crianças
Eloir Perdigão
Se o Festival de Inverno de Nova Friburgo está movimentando a cidade, as crianças não poderiam ficar de fora. Neste domingo, 3, lugar de criança é no Nova Friburgo Country Clube, para participar das atividades do “Domingo no Parque”, das 10h às 13h, numa promoção da Secretaria Municipal de Cultura, através da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo e Ponto de Cultura de Olaria, juntamente com parceiros.
Quem gosta de dança terá um prato cheio, com a oficina para as crianças presentes, com a professora Michele Rocha. Se gosta, de circo, também tem diversão garantida com o professor Francisco Carlos de Oliveira.
Outra opção é o artesanato, com oficinas de broches, pregadores de cabelo e outras criações, sob a coordenação da professora Carolina Henriques. E um detalhe interessante: as crianças poderão levar para casa tudo que fizerem.
A música também integra as atividades, com oficina de percussão, a cargo dos alunos do Ponto de Cultura de Olaria, tendo à frente o professor Paulo Frederico Bandeira (Fred). A Secretaria Municipal de Educação participa do evento com uma tenda, onde alunos fazem pintura de rosto nas crianças, que ainda ganharão suco, biscoitos, pipoca e algodão-doce, além de se divertir com personagens infantis.
O “Domingo no Parque” ainda conta com a Secretaria Municipal de Esportes, com a tenda do projeto “Acerte o Passo”, que inclui verificação da pressão arterial, jogos de xadrez e dama, capoeira, entre outras modalidades esportivas. As secretarias Pró-Leitura e do Meio Ambiente também marcam presença com suas atividades.
É importante lembrar que todas as atividades são gratuitas e livres, porém as crianças devem estar acompanhadas por um responsável.
Orquestra Candido Mendes apresenta espetáculo inédito no Festival de Inverno
A Orquestra Candido Mendes sobe ao palco do Teatro Municipal de Nova Friburgo neste domingo, às 15 horas, marcando presença do Festival de Inverno. O evento tem entrada franca e promete novidades em relação às apresentações anteriores dos músicos e maestros da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes. Dividido em três partes, o espetáculo trará a Camerata de Cordas, a Camerata de Sopros e Percussão e, por fim, todos os integrantes da Orquestra Candido Mendes.
Serão onze peças, reunindo o que há de melhor da música clássica. Entre os destaques, Vivaldi, Wagner, Tchaikovsky e Beethoven, com a “Marcha do Triunfo”. Os brasileiros Tom Jobim e Chico Buarque integram o repertório, com “Samba em Prelúdio” e “Valsinha”, respectivamente. A apresentação da Orquestra Candido Mendes no Festival de Inverno contará com a presença de três maestros: Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música; Marcos Botelho, como regente assistente; e Bruno Rodrigues, regente convidado.
Já consagrada junto à população de Nova Friburgo, a Orquestra Candido Mendes tem sido presença constante nos festivais de inverno da região. Recentemente, apresentou-se na reabertura do Teatro Municipal de Nova Friburgo. São mais de 60 integrantes, oriundos da Escola Superior de Música, criada em 2002, também da Candido Mendes, única instituição privada de todo o Estado do Rio de Janeiro a oferecer o curso de Licenciatura em Música, com o conceito máximo do Ministério da Educação.
Nos últimos anos, a Orquestra Candido Mendes vem se apresentando também em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Já este duas vezes no Teatro Municipal de Niterói, encerrou a comemoração de aniversário do município de Araruama, na Região dos Lagos, esteve em Teresópolis e recebeu convite para se apresentar em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
Além da orquestra, a Escola Superior de Música mantém mais de 250 crianças, jovens e adultos nas salas de aulas de suas oficinas, onde se aprendem a tocar vários instrumentos, com taxas simbólicas. O projeto, pioneiro, fez com que a Escola de Música abrisse uma nova Casa da Música — a sede funciona no campus Friburgo da Ucam; e a Casa da Música II está no bairro de Olaria, atendendo à população carente.
Deixe o seu comentário