Festival da Truta começa na quarta, até o fim de novembro

Evento tem a adesão de 25 restaurantes e inclui workshops de gastronomia, concurso de pratos e degustação de cervejas, cachaças e cafés
quinta-feira, 02 de novembro de 2017
por Dayane Emrich
O tanque de trutas do Arco-Íris
O tanque de trutas do Arco-Íris

Começa nesta quarta-feira, 1º de novembro, a 17ª edição do Festival da Truta de Nova Friburgo. Parte do calendário de eventos do município, o festival se estenderá por todo o mês e contará com a adesão de 25 restaurantes. Além de pratos variados à base do peixe, fazem parte das atrações workshops de gastronomia, concurso de pratos e degustação de cervejas, cachaças e cafés.

Durante o festival, o público poderá participar também de oficinas na feira da Vila Amélia com diversos chefs locais e aprender as receitas dos pratos oferecidos no festival. Serão realizadas também aulas de culinária e oficinas de harmonização de cervejas, cachaças e cafés. Também como parte do evento, bandas locais e outras atrações se apresentarão na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas.

Realizado pelo Sebrae em parceria com o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, o evento tem como objetivo valorizar os empreendimentos e empreendedores; e divulgar a cidade como maior produtora de trutas do estado e dona do título de Capital da Truta. Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo produz em média 3,5 toneladas do peixe por mês. Um levantamento histórico aponta que as primeiras truticulturas comerciais do município datam da década de 1970 e o primeiro festival de truta do município foi realizado em 1996.

De acordo com o extensionista da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marcelo Menezes Pereira, “Atualmente, os truticultores da região trabalham em conjunto para garantir a qualidade da truta produzida e a sustentabilidade ambiental da produção. Se associaram a AquiSerra - Associação de Aquicultores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro - e seguem práticas de produção pautadas em princípios de produção responsável, como: responsabilidade com bem estar do animal; controle do ambiente sanitário da criação; controle das condições sanitárias de abate e processamento; responsabilidade com a segurança alimentar do produto final; responsabilidade ambiental; responsabilidade social; e controle dos dados de produção”. Ainda segundo Marcelo, o estatuto da AquiSerra prevê que os truticultores associados e comprometidos com práticas de produção responsável serão diferenciados dos demais pelo direito de uso da marca TNF.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço http://festivaldetruta.com.br/.  Já as reservas nos restaurantes e hotéis da cidade podem ser feitas pelo telefone (22) 2522-4149.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade