Festival da Truta chega à 9ª edição com ampla programação

Evento promete repetir o sucesso dos anos anteriores com o melhor das receitas à base do peixe, muito apreciado por sua textura tenra e sabor delicado
segunda-feira, 02 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A 9ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo promete repetir o sucesso dos anos anteriores com o melhor das receitas à base do peixe, muito apreciado por sua textura tenra e sabor delicado. O evento, que acontece até o próximo dia 30, tem como destaque o tradicional circuito gastronômico reunindo badalados restaurantes da cidade, além de hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais.

Os chefs de cozinha e proprietários de restaurantes que participam do evento estão confiantes no sucesso desta 9ª edição, conforme demonstrado na cerimônia de abertura, realizada no último dia 29 de outubro no Hotel Fabris. Para isso prepararam pratos exclusivos, com ingredientes variados, para agradar em cheio aos mais exigentes paladares.

Oficinas e exposição

Outra atração desta edição do festival é o Projeto Mãos na Massa, com oficinas gastronômicas gratuitas para o público. Os chefs participantes estarão todos os sábados, às 10h, no Mercado da Vila Amélia, dando dicas sobre receitas com trutas. As inscrições para as aulas podem ser feitas através do telefone (22) 2519-3097.

A programação também está privilegiando as artes plásticas e contará com a exposição “Tem Truta na Arte”, que será aberta na quinta-feira, 5, a partir das 18h, no Teatro Municipal Laercio Ventura. Com entrada franca, a mostra reúne trabalhos do Grupo de Artistas Visuais de Nova Friburgo e ficará em cartaz até o próximo dia 28. A visitação poderá ser feita de terça a sábado, das 10h às 17h. O público poderá ainda conhecer as etapas de criação de trutas. O agendamento pode ser feito no Arco Íris Trutas, pelo telefone (22) 2543-3666.

O 9º Festival da Truta é uma realização do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e Sebrae com patrocínio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Fiperj, Unimed Nova Friburgo, Gazoni, Asben, Habitare Hotel e Frionline. O apoio é da Associação dos Truticultores de Nova Friburgo, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Acianf, Rota 116 e APL da Serra. A relação completa dos participantes do festival,  está disponível no site www.festivaldetruta.com.br.

Além da maciez e sabor, peixe tem baixas calorias e é rico em ômega 3

Originária da Dinamarca, a truta foi introduzida em 1952 nas águas frias, puras e cristalinas de Nova Friburgo, onde encontrou um bom ambiente para sua reprodução. Isso porque, o peixe só sobrevive em águas limpas e correntes, com temperaturas entre 8 e 18 graus como as encontradas nas montanhas friburguenses. Esse foi um fator determinante para o cultivo da truta, que não sobrevive em águas turvas, e para tornar Nova Friburgo o maior polo de truticultura do Estado do Rio, segundo dados da Secretaria de Estado, Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca .

Vale destacar que a truta é um dos peixes mais apreciados em todo o mundo, devido a sua carne tenra, saborosa e espinha dorsal única, que facilita o preparo e a degustação. Assim como o salmão e o atum, a truta possui ômega-3 e baixo teor de calorias, auxiliando no combate ao colesterol ruim e na perda de peso. Com alto valor nutritivo, a truta ainda é rica em cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festival de Truta
Publicidade