Festivais e jogos olímpicos aumentam a ocupação hoteleira em Nova Friburgo

Empresários do setor tentam atrair turistas estrangeiros que estão no Rio de Janeiro
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
por Alerrandre Barros
A procura por reservas nos hotéis de Nova Friburgo tem sido grande. Além da qualidade dos serviços, visitantes sobem a serra em busca de tranquilidade e de boas opções culturais
A procura por reservas nos hotéis de Nova Friburgo tem sido grande. Além da qualidade dos serviços, visitantes sobem a serra em busca de tranquilidade e de boas opções culturais

Em meio à alta temporada, a ocupação na rede hoteleira tem superado as expectativas de empresários do setor em Nova Friburgo neste inverno. Para este fim de semana, por exemplo, em torno de 70% a 90% dos quartos já foram reservados, em geral, por turistas cariocas que subirão a serra em busca de tranquilidade e do clima mais ameno, enquanto a capital ferve por causa da movimentação dos Jogos Olímpicos.  

“O turista que tem vindo para a cidade é o carioca. Ainda não temos registrado a presença de turistas de outros estados ou estrangeiros que vieram para as olimpíadas, no Rio. A capital oferece muitos atrativos para eles, assim, é um desafio para nós atraí-los para o interior. Apesar disso, o turista carioca que busca tranquilidade tem vindo para Nova Friburgo curtir a natureza e os eventos da estação”, disse a vice-presidente do Convention e Visitors Bureau do município, Eujani Libotte.  

No último fim de semana, hotéis da cidade chegaram à lotação máxima por causa do Festival do Chocolate, na Queijaria Suíça, em Conquista. A tendência é de que taxa de ocupação dos quartos continue em torno dos 100% nos próximos dias devido agora ao Festival de Inverno do Sesc e a Festa de Queijos e Vinhos, do Country Clube, que costumam atrair grande público para Nova Friburgo. 

Em torno de 15 mil turistas nacionais e estrangeiros estão descobrindo os atrativos turísticos e as belezas naturais da cidade no Espaço Rio, no Boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio. A cidade faz parte da campanha Rio+3, que promove os municípios localizados a até três horas da capital.     

Segundo o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade única para o turismo não só do Rio de Janeiro, como, principalmente, do interior.

“A chance de estar frente a frente com os turistas nacionais e estrangeiros e apresentar as particularidades de suas cidades é fantástica. É a oportunidade de vender os atrativos da serra e do litoral para o público final, aquele que efetivamente vai a esses destinos. No nosso estande são tiradas dúvidas e apresentados os diversos segmentos da atividade turística, distribuídos pelo interior”, disse o secretário. 

Pelo menos 21 municípios prestam atendimento aos visitantes, divulgam a estrutura e as atrações turísticas de suas cidades e distribuírem folhetos e brindes. O estande, de 50 metros quadrados, fica em um local de grande circulação, o que facilita o contato com o público. 

No local o visitante pode, ainda, tirar uma foto em um cenário do interior. O brinde, produzido através de chroma key, permite que o turista receba em seu e-mail uma imagem dele em um ponto turístico de uma cidade do estado.

O Espaço Rio é destinado para receber executivos de todo o mundo para divulgar oportunidades de investimentos e turismo de negócios em suas diversas regiões econômicas e industriais. No local são oferecidas atividades culturais, exposições, exibição de jogos, apresentações, conferências, mesas redondas, painéis e debates.

Aberto ao público, o espaço está funcionando desde o último dia 3, das 10h às 19h, e as diversas atrações esportivas animam os visitantes que dirigem-se à região portuária, um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro durante a Rio 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | Jogos Olímpicos
Publicidade