Festas da Flor e do Morango com Chocolate devem receber 30 mil visitantes até domingo

Eventos agitam Nova Friburgo durante todo o feriadão de Aparecida
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A Festa da Flor na Estação Livre (Fotos: Henrique Pinheiro)
A Festa da Flor na Estação Livre (Fotos: Henrique Pinheiro)

Mais de 50 produtores de flores de corte de Nova Friburgo marcaram presença na abertura da Festa da Flor, quarta-feira, 10. Identificados com camisas do evento, visitaram os estandes e tiraram fotos. Até domingo, 14, o evento realizado na Estação Livre (antiga rodoviária urbana), na Praça Getúlio Vargas, deve receber dez mil visitantes, sempre das 9h às 21h. “Aproveitamos a festa para apresentar os nossos produtos. Essa visibilidade nos ajuda a aumentar as vendas”, disse Amaury Verly, presidente da Afloralta, a associação de produtores de flores de Vargem Alta. “Queremos atingir outros mercados, além da capital e a Região dos Lagos, Minas e Espírito Santo”, completou.

Vereadores e representantes do setor de Turismo e Agricultura também prestigiaram a festa e destacaram a importância para esses setores. “O importante dessas ações é que elas acabam se estendendo além do evento. Além disso, há a questão do empoderamento rural, pois eles (produtores) têm a oportunidade de ver o trabalho deles aqui”, afirmou Miguel Schuenck, secretário de Agricultura do município.

As principais flores cultivadas na cidade, como crisântemos, astromélias, gypsophila, rosas, gérberas e tango, estão à venda em seis estandes espalhados pelo espaço. Durante todo o evento, os visitantes podem comprar mudas, arranjos e insumos para plantas a partir de R$ 5 e ainda tirar dúvidas sobre cultivo com os produtores. Esta edição da festa conta com uma exposição de orquídeas e oficinas gratuitas.

Além de fecharem negócios durante a festa, os produtores também têm a oportunidade de receberem orientações do Sebrae para formalização e legalização de projetos. “Daremos informações desde a legalização de terras até consultorias e o intermédio entre o produtor e comprador final”, comentou a orientadora de negócios do Sebrae, Juliana Noronha, destacando que o objetivo do apoio à Festa da Flor é valorizar o produtor local e incentivar a sustentabilidade.

Morango e chocolate

Bem pertinho dali, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, começou também a Festa do Morango com Chocolate, que deve atrair cerca de cinco mil visitantes por dia. De acordo com Fernando Hottz, presidente da Associação de Produtores de Morango (Amorango), aproximadamente sete mil quilos de morango serão comercializados durante o evento.

“Essa quantidade deve ser vendida de diferentes formas, desde a fruta fresca até geleia, sucos, tortas e outros doces”, explicou, acrescentando que o evento ajuda a divulgar o trabalho dos produtores, movimenta o comércio e incentiva o turismo. “Segundo guias de turismo, só neste fim de semana, são esperados 65 ônibus para visitar pontos turísticos da cidade, incluindo as festas do Morango e da Flor”, disse Fernando.

Uma estrutura de grande porte foi montada na praça para receber os apreciadores da saborosa mistura morango e chocolate. São 30 estandes, onde os visitantes poderão adquirir morangos frescos, direto do produtor, além de geleias, tortas, doces, bebidas diversas e também fondue de chocolate, coxinhas de morango cobertas com chocolate, bombons e bolos de pote.

Para a Emater, a empresa de assistência técnica e extensão rural do estado, a Festa do Morango com Chocolate é o resultado de um trabalho técnico feito na zona rural, junto com os produtores. “Aqui é o espelho de todo o trabalho que começa no campo, tudo que é feito com o esforço do produtor”, declarou Alexandre Teixeira, gerente técnico do órgão em visita a Nova Friburgo. O evento vai até domingo, 14, das 12h às 21h.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | festival | Turismo
Publicidade