Eloir Perdigão
A Cruz Vermelha de Nova Friburgo promoveu a Festa Tropical de sexta-feira, 3, a domingo, 5, em parceira com a Prefeitura, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Barracas de bebidas e comestíveis e shows com a prata da casa animaram friburguenses e visitantes no fim de semana de muito sol e calor na cidade. Na sexta-feira a animação ficou por conta do grupo Estilo Moleque, e no sábado, do grupo Na Levada, ambos de pagode. No domingo foi a vez de grupo Primeira Classe, de MPB.
O coordenador da Cruz Vermelha em Nova Friburgo, Luiz Cláudio Rosa, comemorava o sucesso de mais uma festa, com tempo firme, sol, lua, clima de muita tranquilidade e famílias inteiras participando. A Prefeitura cede o espaço e a Cruz Vermelha entra com o som, bandas (cujos músicos cobraram cachê simbólico), entre outras despesas. O que sobra é investido nas próprias comunidades, com capacitação e compra de material, como cordas, lanternas, pás e uniformes. O coordenador acredita numa receita em torno de R$ 8 mil.
CAPACITAÇÃO - Com o resultado da festa, a Cruz Vermelha poderá continuar o trabalho de capacitação das comunidades, como o grupo de resgate em Córrego Dantas, com 20 moradores treinados por especialistas em desastres, todos munidos de uniforme e equipamentos. Outra comunidade que começa a receber treinamento é o Lazareto, onde, na creche local, será realizada reunião nesta quarta-feira, 8, às 19h. Ali está sendo formado um grupo de socorristas voluntários, com 15 integrantes. Em Campo do Coelho, outro grupo também começa a ser formado, este com 19 pessoas. Luiz Cláudio crê que até o fim do mês de março próximo, 85 voluntários já estejam treinados e capacitados.
PONTOS DE APOIO - A Cruz Vermelha está atuando ainda em 18 pontos de apoio, igualmente em parceria com a Prefeitura. Um levantamento completo está sendo feito, com a situação de cada um desses pontos de apoio, com dados sobre a infraestrutura, como banheiro, chuveiro, cama, beliches, armário, enfim, um histórico completo que estará sendo enviado ao prefeito Sérgio Xavier.
SAÚDE - No sábado, a Cruz Vermelha aproveitou a festa para movimentar a Barraca da Saúde, com prestação de serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia, com grande aceitação da comunidade.
Otimista com a realização da festa, Luiz Cláudio fez agradecimentos ao poder público e à comunidade, de modo especial aos vizinhos da praça, que aceitam de bom grado o evento e ainda participam, compreendendo o seu sentido social. Segundo o coordenador, todos já compreendem e confiam que ao participar das festas da Cruz Vermelha os resultados serão bem empregados.
O balancete da Festa Tropical estará à disposição das pessoas interessadas, na sede da Cruz Vermelha (Praça Getúlio Vargas 92, 1º andar, Centro) e também no Facebook (cruzvermelhanovafriburgo).
Deixe o seu comentário