Festa friburguense em Estavayer le-lac nesta quarta, pelo Dia da Suíça

Grupo Silvana Gym mostra um pouco da nossa cultura aos colonizadores, através da arte e da dança
terça-feira, 31 de julho de 2018
por Vinicius Gastin
 Delegação é composta por 25 integrantes: apresentações em locais diversos da Suíça
Delegação é composta por 25 integrantes: apresentações em locais diversos da Suíça

Chegou a hora de levar um pouco da cultura de Nova Friburgo e do Brasil aos colonizadores através da arte e da dança. Movimentos precisos, leves, que há anos levam o nome do município aos quatro cantos do planeta, nesta quarta-feira, 1º, serão apreciados pelos suíços. O grupo Silvana Gym/Inec viajou no último domingo, 29 de julho, e se apresenta de forma oficial em Estavayer le-lac, durante a comemoração pelo Dia Nacional da Suíça.

O grupo comandado por Silvana Noel também fará outras apresentações no país europeu, percorrendo diversas cidades, a exemplo do Cantão de Jura. A equipe friburguense também irá participar da abertura do Festival Internacional do Folclore, em mais um momento especial nestas quase quatro décadas de trabalho.

O convite para a viagem foi feito por Raphael Fessler, presidente da Associação Fribourg/Nova Friburgo. A delegação friburguense é composta por 25 pessoas, incluindo a diretora, professora Silvana Schwartz Noel, e o coordenador e ginasta Eder Vieira. O retorno ao município está previsto para 18 de agosto, certamente repleto de boas histórias e aplausos.

Ano movimentado

Em 2018, o grupo Silvana Gym/Inec tem participado de momentos importantes, como os festejos pelos 200 anos de Nova Friburgo. Setenta membros da equipe se apresentaram de forma conjunta com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense, em maio, e promoveram espetáculo marcante no contexto do bicentenário.

O trabalho feito pelo grupo completa 37 anos, envolvendo as partes esportiva e social. A ONG Silvana Gym/Inec funciona há 12 anos, e trabalha a inserção de jovens e adultos de baixa renda. Os ginastas que fazem parte do grupo se dividem entre a equipe e escolinhas, em um trabalho incessante na busca por novos talentos.

As escolinhas treinam duas vezes por semana, e a equipe responsável pelas apresentações e competições, composta por cerca 40 atletas, treina de segunda-feira à sábado, pelo menos três horas por dia. A equipe também realiza exibições na cidade, e utiliza essas oportunidades para dar experiência e ritmo aos atletas. As aulas acontecem sempre no Nova Friburgo Country Clube, em dias e horários variados, dependendo das categorias,  que vão do baby ao pré II, passando pelos adolescentes, jovens e adultos.

Ao longo do período de atuação, o grupo Silvana Gym coleciona títulos e participações em diversos festivais nacionais e internacionais.  Em 2016, a convite do Comitê Organizador, o grupo Silvana Gym/Inec integrou o elenco de apresentações do esporte nas Olimpíadas do Rio de Janeiro com 40 ginastas. A delegação friburguense, esteve na capital fluminense durante todo o período de competições, apresentando-se praticamente todos os dias.

O grupo ainda foi escolhido pelo diretor da Arena de Ginástica Kris para fazer um trabalho inédito no Brasil, com projeção simultânea em 3D no tablado oficial. Os ginastas friburguenses executaram uma coreografia especial, valorizando tradições nacionais como a lenda de Yara, o Festival Parintins, a dança de Maculelê, Vitória-Régia, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade