(SECOM) - O projeto Banda na Praça deste sábado, 10, apresentará a Banda Sinfônica Campesina Friburguense, a partir das 18h, no anfiteatro da Praça das Colônias (Suspiro), onde será realizada a Festa Espanhola, em comemoração ao Dia Nacional da Espanha (12 de outubro). A data, que se refere ao Descobrimento das Américas pelo navegador Cristovão Colombo, no ano de 1492, é também feriado nacional no Brasil, desde 1981, em função da celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada oficialmente padroeira do país. A data registra ainda o Dia da Criança, criado há exatos 85 anos pelo médico e deputado federal Galdino do Valle Filho, líder político radicado em Nova Friburgo.
Organizada pela colônia espanhola no Município, a festa comemorativa ao Dia da Espanha conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, e tem extensa programação, a partir das 11h do sábado, 10, quando o restaurante da Praça das Colônias estará aberto oferecendo um cardápio elaborado especialmente para a ocasião, com comidas e bebidas típicas; das 12h às 14h, o professor Victor Lópes e a cantora Fátima Serafim se apresentam, interpretando músicas espanholas e portuguesas.
Dança flamenca e o Coral Allons Chanter
Logo em seguida, das 14h às 17h, será exibido em telão um vídeo sobre a Cultura Espanhola: paisagens, monumentos, danças flamencas e cantores espanhóis. Às 17h, o público poderá assistir à apresentação do grupo de dança flamenca, formado por alunos da Oficina Escola de Artes, da Secretaria Municipal de Cultura.
A Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense se apresentará às 18h, ainda no sábado, 10, no anfiteatro da Praça das Colônias, em mais uma edição especial do projeto Banda na Praça, que, mensalmente, no segundo e quarto sábado de cada mês, encanta turistas e friburguenses com repertórios ecléticos e diversificados, apresentados por ambas as agremiações musicais, geralmente tendo a praça Dermeval Barbosa Moreira como cenário, mas que, em caráter excepcional, será realizado no Suspiro.
Logo após a apresentação da Campesina, será a vez do Coral Allons Chanter, da Aliança Francesa, que se apresentará, sob a regência de Alfredo Cunha. Às 20h, participa também o coral da Sociedade Beneficente Euterpe Friburguense, sob a regência de Agne de Souza, com solistas interpretando músicas espanholas. Para encerrar a programação da noite, o professor Victor Lópes recebe vários convidados para interpretarem músicas internacionais.
No domingo, 11, a Festa Espanhola continua: a partir das 11h, o restaurante estará aberto para quem quiser apreciar comidas e bebidas típicas ao som de músicas hispânicas, novamente interpretadas pelo professor Victor Lópes. Às 13h, serão exibidos filmes de danças com Sara Baras, Cristina Arroyo e diversas cantoras espanholas, entre elas Isabel Pantoja.
Programado para as 15h, o público poderá assistir à apresentação de um grupo de dança de salão, coordenado pelos professores Francisco e Margarete. Às 16h, apresenta-se o Coral da Cidade, sob a regência de Joffre Evandro, e o grupo de dança flamenca da Oficina Escola de Artes, da Secretaria Municipal de Cultura, às 17h. Quem quiser assistir, no domingo, 11, ao professor Victor Lópes, poderá optar pelo seu show às 18h ou às 20h; às 19h, as Seresteiras de Friburgo se apresentam acompanhando o músico Ivan Diolindo.
Dia da Espanha: hasteamento
Apesar de genovês, o navegador Cristovão Colombo partira do Porto de Palos, com apoio do império espanhol, que, à época, lhe cedeu as caravelas Santa Maria, Pinta e Ninna. Acompanhado ainda de uma tripulação de 87 homens, sua aventura marítima e desbravadora resultou em sua chegada, a 12 de outubro de 1492, às Américas, embora ele tenha morrido pensando que se tratavam das Índias. O grande feito marítimo, portanto, é considerado a data máxima de La Hispanidad.
A colônia espanhola no município convidou, além de autoridades municipais, o embaixador Francisco José Viqueira, Cônsul Geral da Espanha, que, acompanhado do prefeito Heródoto Bento de Mello e de secretários municipais, participará da solenidade oficial, na segunda-feira, 12 de outubro, a partir das 10h, na Praça das Colônias, constando do hasteamento de bandeiras dos demais países colonizadores e apresentação de alunos do Colégio Anchieta.
Neste dia, o restaurante estará funcionado, a partir das 12h. Das 13h às 14h e das 16h às 17h, diversos filmes de danças espanholas serão exibidos em um telão, além de paisagens e monumentos, numa autêntica viagem cultural através da Espanha. O professor de dança de salão Ricardo Rocha se apresenta às 14h e às 15h, enquanto Victor Lópes voltará ao palco.
Deixe o seu comentário