Festa do Líbano destaca seis milênios de cultura

quarta-feira, 02 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O cônsul geral do Líbano, Ali Daher, visitou Nova Friburgo no último fim de semana, a fim de participar das festividades alusivas ao Dia do Líbano que, como lembrou, apesar de seu tamanho, tem seis mil anos de história. “Países muito maiores, em minha opinião, não têm tanta relevância no cenário mundial quanto o Líbano, cuja história, trajetória e cultura nos resguarda grande destaque e importância, sempre”, declarou o cônsul, que em sua comitiva era acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, George Hage, e do presidente das entidades líbano-brasileiras, Nelson Mufarrej Filho.

A comitiva diplomática foi recepcionada na abertura das festividades pelo presidente da Casa Líbano Friburguense, Gilberto Sader, no comando da celebração, que também oficializou a Associação Cultural Líbano-Friburguense. Como de costume, as festividades tiveram início com o tradicional hasteamento das bandeiras, que na ocasião teve os hinos nacionais do Líbano e do Brasil, e o municipal de Nova Friburgo, interpretado pelas senhoras Najibe Nader e Lúcia Fonseca.

As celebrações tiveram continuidade com a apresentação da Equipe Silvana Gym/Inec, exposição de quadros da artista Cláudia Farhat, gastronomia árabe, dança do ventre, música e missa maronita celebrada pelo padre libanês Ihab Chamoun.

Representando o prefeito Heródoto Bento de Mello, que está na França, o secretário Geral, Braulio Rezende, lembrou ser ele próprio descendente de libaneses. Orgulhoso de suas origens, Braulio falou dos cidadãos e comerciantes tradicionais da cidade, que sempre se esforçaram em manter as chamas de suas origens acesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade