Foram três anos de paralisação. A tradição de reunir corredores dos mais variados cantos do estado e do país foi interrompida depois da tragédia climática de 2011, que teve como consequência a instabilidade em diversos setores do município — e no esporte não foi diferente. A espera dos atletas pelo retorno da Festa Nacional do Corredor termina neste domingo, 21. A largada está prevista para as 9h, na Via Expressa, em Olaria, em frente à Afape. A realização é da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof), entidade que há 27 anos promove os principais eventos de atletismo em Nova Friburgo e revela novos talentos na modalidade.
"Esse é um esforço feito pela Ascof para tentar resgatar esse evento, que é tradicional na cidade e no estado. A realidade hoje é outra, se comparada a quando começamos esse projeto. Temos eventos importantes em todos os fins de semanas, mas a cidade continua com pouca estrutura para a realização de eventos de grande porte. Por outro lado a corrida é o esporte que mais cresce no Brasil, e isso é o que anima a Ascof a lutar para resgatar a tradição friburguense. Afinal, como os próprios corredores costumam dizer, correr em Nova Friburgo é um prazer”, destaca José Augusto, um dos idealizadores e coordenadores do evento.
A expectativa para a edição deste ano é reunir cerca de 150 corredores. Apesar de este ser o menor número de toda a história do evento, caso ele se confirme, a organização mantém o otimismo e garante que o objetivo é o mesmo dos anos anteriores: realizar um misto de competição e festa de confraternização de fim de ano. Os corredores que completarem o percurso receberão um troféu, e todos os participantes ganham uma camisa da prova. Os primeiros colocados dividem a premiação de R$ 2.500 e logo após a prova, acontecerá o churrasco para os atletas e demais envolvidos com a Festa.
"O apoio de algumas empresas tornam esse momento possível. São elas a Jit Textil, Hamtaro Restaurante, Capim Limão, Vitrine Imobiliária, Hotel Domingues Plaza, Souza & Couto Assessoria Contábil e Financeira, Amil Esportes e o apoio da Secretaria de Esportes.”
Tradição teve o auge em 1997
Tradicional celeiro de atletas, Nova Friburgo é destaque no cenário estadual de atletismo. Desta forma, sempre esteve condicionada a receber eventos de grande porte na modalidade. Em dezembro de 1993, passou a organizar um deles. A primeira Festa do Corredor reuniu 200 atletas (limite estipulado para a época), na quadra da Saudade. Nos três anos seguintes o evento aconteceu no Ciep Glauber Rocha, e depois passou a ser realizado com o apoio do Sesc. A parceria foi mantida até 2007, quando a prova passou a ser realizada no Clube de Xadrez. Em 2011, o evento não aconteceu por conta do cenário desfavorável criado pelo evento climático no início daquele ano.
De fato, a Festa do Corredor chegou ao auge no ano de 1997, quando a prova foi escolhida para ser equivalente à Final do Campeonato Brasileiro de Corridas, em parceria com a Telebras. A edição daquele ano reuniu 1000 atletas, e foi vencida pelo atleta Ronaldo da Costa. Duas semanas depois, o mesmo Ronaldo venceria a tradicional Corrida de São Silvestre. Quatro meses depois, o atleta quebraria o Recorde Mundial de Maratonas, tornando-se o primeiro homem da história a correr a maratona em um tempo abaixo de 2h08min.
Durante mais de dez anos a prova costumou reunir uma média de 1000 atletas. Em 1998 chegou a reunir atletas de 17 estados do Brasil e representantes de quatro países da América do Sul. Provavelmente, a edição deste ano não terá a mesma abrangência. Mas pode ser o pontapé inicial para resgatar os bons tempos. A tradição está de volta.
Deixe o seu comentário