Henrique Amorim
Para reverenciar São João Batista, o padroeiro do município, a Diocese de Nova Friburgo realiza a tradicional Festa de São João, que conta com programação religiosa especial na catedral, que tem o nome do padroeiro, e muita animação na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A festa em louvor ao santo vai até esta quinta-feira, 24, dia de São João Batista, com muitas barraquinhas de salgados, bebidas, doces e guloseimas variadas, além de diversas brincadeiras infantis, como pula-pula, cama elástica, carrossel e a tradicional pescaria.
Também há comercialização de iguarias e mercadorias diversas no mais puro estilo das festas típicas do interior e, toda noite, shows de bandas católicas. O dia do padroeiro não é feriado em Nova Friburgo, mas muitos fiéis superlotam a catedral durante todo o dia para agradecer as muitas graças alcançadas através da devoção ao santo milagroso.
Hoje, 23, haverá missas na catedral e show da banda Ministério Corban, no palco montado na praça. Amanhã, 24, as missas acontecerão às 8h, 15h e 19h, esta última solene e celebrada pelo bispo dom Edney Gouvêa Mattoso. Em seguida haverá procissão luminosa pelas ruas adjacentes à catedral e show católico na praça.
A aposentada Virgínia Alencastro, 65 anos, mora em Niterói, mas viaja a Nova Friburgo todos os meses para visitar os filhos, no bairro São Geraldo. E sempre que acontece a tradicional festa de São João, aproveita para subir a serra e se divertir. “Não dispenso um bom chocolate quente, churrasquinho, salsichão, cocada e todas as delícias das festas juninas. Pena que a festa de São João em Nova Friburgo não tem dança de quadrilha todos os dias, nem fogueira. Aí sim, teria mais charme, mas do jeito que é realizada já está bom. Ainda bem que o povo mantém sua fé”, comenta ela, que se divertiu na festa do padroeiro friburguense no último fim de semana.
João, o introdutor do batismo
João foi um profeta e, segundo o evangelista Lucas, o precursor de Jesus Cristo. Foi João que anunciou a muitos povos a chegada de Jesus. Filho de Zacarias e Isabel, João tornou-se famoso por iniciar o ritual do batismo entre os judeus e depois o batismo de Jesus Cristo, no Rio Jordão, o que desencadeou a introdução do batismo também no cristianismo. Uma grande curiosidade sobre São João Batista é que as iniciais dos versos da primeira estrofe do hino litúrgico em honra a João Batista formaram as notas musicais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.
Deixe o seu comentário