Festa da Flor de Lúpulo será no próximo fim de semana

Evento será realizado no Nova Friburgo Country Clube, mas também será possível visitar produção em Amparo
segunda-feira, 22 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Primeira edição do evento, ano passado, foi realizada em Amparo (Fotos: Divulgação)
Primeira edição do evento, ano passado, foi realizada em Amparo (Fotos: Divulgação)

A 2ª edição da Festa da Flor de Lúpulo acontece no próximo sábado, 27, e domingo, 28, no Nova Friburgo Country Clube. Organizado pela Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), o evento reunirá palestras técnicas sobre o plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, feiras com produtos derivados e oficinas gastronômicas, além de promover a visitação a produtores de mudas e plantações já instaladas na região.

O lúpulo é tradicionalmente usado, junto ao malte, à água e à levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Por ser um conservante natural é essencial na produção do produto. Seguindo o desenvolvimento da produção de cerveja artesanal no município, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, destaca a importância da realização do evento para a produção local: “A Festa da Flor do Lúpulo, com certeza, trará mais visibilidade ao nosso município em relação à plantação desse elemento chave na produção de cervejas artesanais", afirma Júlio Cordeiro.

A Festa da Flor de Lúpulo é realizada com apoio da Associação dos Amigos e Moradores de Amparo (Assamam); Cervas;  Beer Alliance; Confraripa; Acerva; Sebrae; Emater Rio; Embrapa; Prefeitura Municipal; Nova Friburgo Country Clube; e Rede Lúpulo Serra Fluminense. Os ingressos, que variam entre R$ 25 e R$ 80,podem ser comprados pelo endereço eletrônico do evento (https://www.sympla.com.br/2-festa-da-flor-de-lupulo) ou em contato com  a Acianf, no telefones: (22) 99253-9508 e (22) 2522-1145.

A festa enaltece a cerveja, que acompanha a história de Nova Friburgo desde a colonização e ganhou força na cidade nos últimos anos após o surgimento de produtores e cervejarias artesanais. Para a Acianf e demais apoiadores, um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente.

Além disso, devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o projeto de lei 3308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região. Segundo Sérgio Paiva, diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), com o reconhecimento do polo, a cerveja artesanal “passa a existir aos olhos do estado, que então poderá implantar políticas de incentivo para o segmento”.

As palestras acontecem no próximo sábado, 27, sendo ministradas por especialistas convidados pelo trabalho desenvolvido com o lúpulo nos últimos anos. Já as visitas incluem a ida ao local de produção local de Lúpulo, na Chácara do Amparo, no distrito de Amparo, no domingo, 28, às 10h. Também estão previstas para o mesmo dia a visitação guiada às cervejarias: Alpendorf, Pontal e Ranz, com direito a degustação.

Foto da galeria
Palestras e degustações fazem parte da programação do evento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: cerveja artesanal
Publicidade