Festa da Cerejeira será realizada neste domingo com várias atrações

Uma celebração às árvores em flor que estão colorindo Nova Friburgo
quinta-feira, 14 de julho de 2016
por Flávia Namen
(Foto: Mrhayata/Flickr)
(Foto: Mrhayata/Flickr)

Uma celebração às cerejeiras em flor que estão colorindo a região de Conquista e vários pontos de Nova Friburgo. Esse é o mote da aguardada Festa da Cerejeira, que volta a ser realizada neste domingo, 17, no sítio Matsuoka, em Florândia da Serra (a quatro quilômetros do Ceasa de Conquista).

Com início às 11h, o evento terá a exibição de danças japonesas, apresentação de artes marciais, oficina de origami, demonstração e sorteio de shiatsu, além de venda de comidas típicas e lembrancinhas.  

A exemplo de edições anteriores, a festa promete ser marcada pelo clima de alegria e confraternização, reunindo centenas de friburguenses e turistas. Muitos estão aguardando com ansiedade o tradicional evento, que evidencia todo encanto de uma árvore que é símbolo da colonização japonesa no município.

“Já temos confirmada a presença de visitantes do Rio, Niterói, Macaé e Papucaia (distrito de Cachoeiras de Macacu), onde vivem vários descendentes de japoneses. Estamos confiantes no sucesso da festa que costuma atrair um público de todas as idades”, diz o diretor de comunicação da colônia japonesa, Márcio Yukiyo Hitomi.

A expectativa da comunidade em torno desta edição da festa se deve a sua não realização no ano passado, o que foi motivo de frustração para muita gente. “Em função da crise hídrica que atingiu grande parte do país e a Região Serrana em 2015, não tivemos condições de fazer a festa. Isso foi decepcionante para os frequentadores e os membros da colônia, que estão ansiosos pela deste ano”, ressalta Márcio.

Uma celebração à efêmera floração

Promovida por membros da colônia japonesa da cidade, a Festa da Cerejeira é baseada no Hanami - que em português significa, literalmente, "contemplar as flores”. Trata-se de um costume secular na terra do sol nascente, onde são muito populares as festas para contemplação da sakura — "cerejeira em flor”. O ritual se deve a efemeridade da floração, que costuma durar, no máximo, duas semanas — conforme pode ser observado em espaços públicos e particulares do município. Locais como o Nova Friburgo Country Clube, a Via Expressa, as margens das estradas Friburgo-Teresópolis e Mury-Lumiar, além de bairros como o Cônego e Duas Pedras estão entre os pontos que ganham um colorido especial com a exuberante floração.

Toda a comunidade está convidada a participar da Festa de Cerejeira deste ano, que acontece até às 15h e tem entrada a R$ 5. Trata-se de uma boa opção cultural e gastronômica para quem quer conferir um pouco desta importante tradição preservada pela colônia japonesa do município. Muitos friburguenses e visitantes não abrem mão de participar deste animado evento que vem ganhando um número crescente de adeptos. Vale participar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festa da Cerejeira | colônia japonesa
Publicidade