O espetáculo da floração das cerejeiras é tema de um evento tradicional nesta época do ano em Nova Friburgo. Trata-se da Festa da Cerejeira, que será realizada no próximo domingo, 23, no sítio Matsuoka, em Florândia da Serra (a quatro quilômetros da Ceasa de Conquista).
Com início às 10h, a programação terá exibição de danças japonesas, karaokê, venda de comidas típicas e lembrancinhas. A exemplo das edições anteriores, a festa promete reunir muitos friburguenses e turistas e será marcada pelo clima de alegria e confraternização.
Organizado por membros da colônia japonesa da cidade, a Festa da Cerejeira é baseada no Hanami (que em português significa, literalmente, "contemplar as flores”), um costume japonês de muitos séculos. Naquele país são muito populares as festas para contemplação da sakura — "cerejeira em flor” — muito devido a sua efemeridade.
Com duração de apenas duas semanas, a floração da árvore dá um charme todo especial ao inverno friburguense e será reverenciada nesta festa — que a cada ano ganha mais adeptos.
Toda a comunidade está convidada para participar do evento, que tem entrada franca e será promovido até as 15h. Trata-se de uma boa opção cultural e gastronômica para o fim de semana. Vale conferir!
Você sabia?
Originária da Ásia, cerejeira é o nome dado a diversas espécies de árvore que produzem frutas ou madeira nobre. Cercada por simbolismos, na cultura japonesa é chamada de Sakura e era associada ao samurai, que tinha vida tão efêmera quanto a da flor. Seu fruto pode ser relacionado à pureza e castidade, quando ainda na árvore, ou à luxúria e ao erotismo, quando arrancado do pé e degustado. Na Índia a flor é considerada sagrada. Reza a lenda que nas casas onde cresce a cerejeira, nunca nada há de faltar.
Deixe o seu comentário