Festa da Broa é atração em Três Picos

segunda-feira, 27 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Festa da Broa é atração em Três Picos
Festa da Broa é atração em Três Picos

Vinicius Gastin

Uma receita centenária voltou a ser atração em Três Picos após 20 anos. O resgate da tradicional broa de milho assada na folha de caeté foi feito por quatro agricultoras da comunidade, e o sucesso resultou na criação do Festival da Broa, a ser realizado neste sábado, 25, e domingo, 26. Além de degustar a iguaria típica da localidade, os visitantes poderão acompanhar todo o processo de fabricação artesanal.

Em média, 150 broas são fabricadas mensalmente e levam em sua composição inhame, chuchu ou batata-doce, ingredientes produzidos pelos moradores. As vendas complementam a renda de quatro famílias da comunidade e o número de pedidos aumenta cada mês. "Minha família sempre fez a receita. Minha avó, por exemplo, costumava fazer no dia 20 de janeiro, em homenagem a São Sebastião”, conta Leonor da Silva Correa, a Dodoca.

A tradição se mantém graças a um forno coletivo instalado em uma das casas centenárias da localidade. A proprietária do imóvel cedeu a cozinha sem custo algum, para ajudar a resgatar as manifestações culturais de Três Picos.


Turismo socioeconômico: marca registrada da localidade

Há dois anos, a comunidade de Três Picos passou a explorar o potencial da região em benefício próprio. Os moradores foram atraídos pelo projeto coordenado pela aposentada Tânia Carvalho, onde o objetivo é desenvolver o turismo socioeconômico em favor da população local. 

As festas típicas foram resgatadas, bem como a gastronomia. As broas, o queijo chimay e outras iguarias tornaram-se fontes de renda para diversos moradores da localidade. A união fortaleceu a comunidade que comemora a implantação de uma linha de ônibus com quatro horários diários e outras conquistas recentes. De acordo com Tânia, as próximas metas são levar a telefonia fixa para a região e criar uma rádio comunitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade