"Se algo de bom acontecer, faça uma viagem para comemorar. Se algo ruim acontecer, faça uma viagem para esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem para que algo aconteça.”
A citação, cada vez mais popular nas redes sociais, realmente faz sentido. Não se pode negar que viajar faz bem ao corpo e à alma. É preciso conhecer novas culturas, sair da rotina, respirar novos ares. E é no verão que muitos aproveitam para tirar um bom e merecido tempinho de folga, buscando os mais variados destinos. No entanto, para que o tão esperado passeio não se transforme em dor de cabeça, é preciso planejar a viagem — e, é claro, escolher uma opção que caiba no bolso. Afinal, as passagens aéreas e hospedagens ficam mais caras nesta época do ano e, por isso, deve-se pesquisar as melhores condições.
Optar por uma viagem internacional com menos de dois meses para o ano novo pode parecer algo muito arriscado. Mas fique tranquilo: de acordo com a consultora de viagem Ana Cláudia Balsa, a decisão é mais comum do que se imagina, já que é neste período que costuma surgir um dinheiro extra, o décimo terceiro salário. No entanto, para quem quer viajar para o exterior, é necessário checar alguns detalhes muito importantes para que o passeio possa ser inesquecível, positivamente falando, é claro.
Preparando os documentos
Exceto para os países do Mercosul (como Argentina, Chile, Colômbia e Peru) — que exigem apenas a apresentação de um documento de identidade atual (no máximo 10 anos de expedido) — é necessário solicitar um passaporte à Polícia Federal. Apesar de burocrático, como quase todo procedimento no Brasil, o processo não é o dos piores, mas como a demanda por esse documento aumenta nesta época do ano, a fila para conseguir o documento pode levar até dois meses. Segundo Ana Cláudia, ficar de olho nas vagas que surgem a partir de cancelamentos é uma boa opção para driblar a demora na retirada do passaporte. "A dica é fazer todo o processo de solicitação pela internet e ficar atento às vagas que costumam surgir durante a semana, já que também há cancelamentos. Essas oportunidades aparecem, normalmente, das 13h às 14h ou no fim do dia”, afirma Ana. Para tentar minimizar o problema, a Polícia Federal também adotou algumas medidas como prolongar o horário de funcionamento em alguns dos postos de atendimento — que passam a atender das 7h à 0h — e abrir aos sábados, domingos e feriados.
Quanto ao visto, não tem jeito. Se você quer conhecer os parques da Disney em Orlando ou, quem sabe, fazer umas comprinhas no paraíso do consumo, Miami, vai precisar visitar o consulado americano e torcer para ouvir aquela linda frase pronunciada em um Português tipicamente americanizado: "Visto aprovado”. Outros países como Austrália, China, Canadá, Cuba e Japão também exigem que os potenciais turistas que pretendem ultrapassar a fronteira visitem seus respectivos consulados para solicitar a autorização de entrada. Vale lembrar que na chegada ao aeroporto do país de destino o turista também passa pelos guichês da imigração, que avaliam e autorizam (ou não) definitivamente seu acesso.
Assim como os passaportes, os formulários para adquirir o visto também devem ser preenchidos pela internet. No entanto, para responder o questionário exigido é preciso ter um bom conhecimento da língua do país de destino. Sendo assim, o mais recomendado é procurar uma agência de viagens que ofereça esse serviço para não correr o risco de cometer erros e acabar sendo vetado na hora da entrevista.
Passar uns dias com familiares em um lugar diferente é realmente muito prazeroso. Porém, para crianças e adolescentes que, por ventura, vão viajar acompanhados de apenas um de seus responsáveis, será preciso providenciar autorização. "Em viagens internacionais, não importa de quem é a guarda do menor em caso de pais separados; é necessária aprovação de ambos, registrada em cartório. É importante lembrar também que esse processo deve ser realizado com antecedência, porque se não houver liberação por parte de um dos pais — ou em caso de paradeiro desconhecido — será necessário recorrer a um juiz”, explica Ana.
Vale lembrar que algumas nações também exigem apresentação de carteira de vacinação em dia e carteira de motorista internacional para quem pretende dirigir por lá. A listagem de países que solicitam essas documentações pode ser encontrada na internet (no caso de vacinação, a pesquisa deve ser realizada no portal Anvisa e no caso da carteira de motorista internacional as informações estão disponíveis no site do Detran).
Conhecer novas culturas e povos é realmente fascinante, mas engana-se quem pensa que é preciso sair do Brasil para isso. Apesar dos pesares, que fazem com que muitos brasileiros descartem a possibilidade de visitar paisagens de sua própria nação, precisamos admitir que nosso país dá um banho no quesito beleza natural em relação a muitos lugares do mundo e, por isso, é roteiro certo dos gringos. Sendo assim, vale a pena se abster um pouco dos roteiros internacionais e conhecer alguns cantinhos deslumbrantes de nossas terras tupiniquins.
No quesito roteiro de férias, Ana Cláudia garante que as praias nordestinas continuam no topo do ranking: "O Nordeste sempre é bom, os custos com alimentação e transporte nas cidades não são altos e as praias são incríveis”. Destinos como Gramado, no Rio Grande do Sul e a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, também lotam nas comemorações de fim de ano por causa das programações especiais. Vale lembrar, já que muitas crianças e adolescentes viajam acompanhadas de parentes e não necessariamente de seus responsáveis diretos, que para se hospedar em hotéis e pousadas mesmo dentro do país também é preciso apresentar autorização expressa e reconhecida em firma.
Se a grana está curta e o período de férias é pequen, uma ótima opção é passear pelos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Há atrativos para todos os gostos. O Poço Feio se destaca por ser um dos lugares mais visitados, já o Encontro dos Rios é uma excelente alternativa para aventureiros que se interessam por esportes como canoagem e rafting. Para quem vai passear com a garotada, o Poço Lindo e o Poço Gianini são ideais para se refrescar com tranquilidade.
Sem contar com a vista das montanhas e da natureza que já começa no trajeto Mury-Lumiar, a localidade conta com aconchegantes vilarejos onde é possível encontrar lojas de artesanato, restaurantes com comida caseira e barzinhos. As regiões de Três Picos, Macaé de Cima e o famoso Jardim do Nêgo — em Campo do Coelho — também são excelentes destinos para quem quer sair da rotina nessas férias.
Checklist: o que não pode faltar na mala
- Seja para viagens nacionais ou para internacionais, é preciso selecionar algumas coisas que são imprescindíveis quando o assunto é o que pôr na mala. Para não ter problemas de se deparar com malas idênticas e acabartendo dificuldades de descobrir qual é a sua, é importante identificá-las com nome, endereço e telefone.
- Uma cópia de documentos, como identidade ou passaporte (no caso de viagem internacional), também pode estar dentro dela.
- Reserva de hospedagem e cartãode crédito devem ser guardados na bagagem de mão, que precisa conter ainda objetos necessários caso haja algum imprevisto. Por exemplo, não deixe de levarnela roupas e alguns produtos de higiene pessoal.
- Caso faça uso de remédios,carregue-os consigo também.
Deixe o seu comentário