Por Alex Sandro Santos www.alexsandrofotos.blogspot.com
A todo instante surgem empresas no mercado e, com isso, também diversas opções de compras para um mesmo produto. No entanto, o consumidor passou a perceber que existem outras razões relevantes para considerar antes de adquirir um produto ou serviço desejado: a responsabilidade. Mesmo que o preço e a qualidade sejam idênticos entre as marcas, optará por aquela que desenvolva algum benefício em prol do meio ambiente e causas sociais. Isto é tão importante que permite que boas iniciativas floresçam em meio à tanta competição no mercado. Segundo o Sebrae, 81% dos consumidores brasileiros recomendam uma marca que apoia boas causas.
Logo após o desastre ambiental na Região Serrana, no dia 12 de janeiro, o Sebrae buscou por alternativas que pudessem contribuir com as empresas atingidas e suas cidades. Deste modo foi lançado um plano de marketing coletivo para que os produtos produzidos por empresas da serra fluminense pudessem conquistar a preferência dos consumidores e ajudar na reestruturação da economia local. Para proporcionar visibilidade às empresas instaladas nesta região foi criado um selo para a campanha, denominado “Feito na Serra Carioca”. Criado por Crama Design Estratégico, em parceria com o governo do estado do Rio e Sebrae, o selo é oferecido gratuitamente aos empresários, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Após preencherem ficha de adesão no Sebrae, os interessados recebem o material para ser anexado em seus respectivos comércios, assim como adesivos, por exemplo, e ganham também um CD contendo o selo em arquivo digital e todas as informações pertinentes a seu uso. O selo, que antes seria algo apenas para o período pós-tragédia, passou a ser permanente.
O objetivo da campanha é motivar os consumidores da Região Serrana a optar por produtos feitos em suas cidades e/ou municípios vizinhos que integram o projeto, neste caso, as cidades de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis. As empresas interessadas em obter o selo, de qualquer segmento, seja confecção, supermercado, produtor rural ou outro, devem estar localizadas nestas cidades acima citadas. Com a adesão, as firmas participantes estarão possibilitadas de fazer inclusive, negociações com outras empresas espalhadas pelo Brasil que também estão dando preferência a quem tem o selo, visando aquecer a economia na Região Serrana. Cerca de 55 empresas já estão inseridas na campanha “Feito na Serra Carioca”.
Quem desejar maiores informações basta se dirigir ao Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou acessar o site www.sebrae.com.br.
Deixe o seu comentário