(SECOM) - Os alunos da Escola Municipal Francisco Silveira, no Jardim Califórnia, tiveram um dia de aula diferente e animado nesta terça-feira, 5, com a realização da Feira de Ciências. Os temas foram trabalhados em oficinas segundo orientação do Programa Mais Educação (Federal), e serão aplicados ao longo do ano. As crianças do pré-escolar ao 5º ano se dedicaram a questões como alimentação, higiene, os cinco sentidos, e meio ambiente.
A coordenadora do programa, Renata Leite, explicou que as oficinas são montadas pelas monitoras juntamente com os alunos, desde a escolha do material a ser usado até a experimentação dos conteúdos. A dos cinco sentidos, por exemplo, foi realizada em um ambiente onde os objetos eram percebidos através do tato, paladar, olfato, visão e audição.
A aluna Ana Clara explicou para os coleguinhas “que o corpo humano tem cinco sentidos através dos quais interage com o mundo”. Camile Teixeira Alves falou sobre o olfato, exibindo frascos com odores diversos, além de frutas; e Flávia Aparecida do Nascimento, sobre tato. As monitoras também praticaram com as crianças hábitos de higiene corporal, bucal e cuidados com os cabelos para evitar piolhos. Nesta parte, alunos mais crescidos apresentaram um jogral, tornando o aprendizado mais lúdico.
Além da coleta seletiva, os alunos tiveram aulas sobre solo, mata e pequenos animais, em um terrário com plantas, onde não faltou nem um pequeno sapo. Neste pequeno laboratório de ciência, também aprenderam a evitar o mosquito da dengue. “Essas três oficinas fazem parte de uma das modalidades do Mais Educação, que é o laboratório de ciências. Mas oferecemos também aulas de basquete, futebol, letramento, entre outras atividades”, explicou a diretora Rosângela Neves.
O programa, que atendia até abril deste ano 16 unidades, contemplou mais 50 escolas, perfazendo um total de 66 unidades, atualmente. “Isso se deve ao aumento do nosso Ideb que estava baixo. Mas conseguimos dar um salto de qualidade e atingir 50% a mais no índice. Assim, atingimos a meta de 2019 e fomos brindados com o Mais Educação”, completou Rosângela.
Deixe o seu comentário