Com direito a muitos latidos, lambidas e abanadas de rabo, a Estação Livre foi palco neste sábado, 8, de mais uma Feira de Adoção Animal, promovida pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subbea), da Prefeitura de Nova Friburgo. Dos cerca de 80 animais oferecidos, entre filhotes e veteranos, nada menos que 40 foram adotados.
Nesta 9ª edição da feira, que traz a temática do Natal, em apenas uma hora de duração mais de dez cães foram adotados. “É a última chamada do ano. As pessoas vão ter a oportunidade de encontrar um presente assim: que irá te encher de amor, carinho e alguns pelinhos na roupa”, brincou a subsecretária Monique Malhard.
Durante o evento, petshops e empresas ligadas à causa animal participaram comercializando seus produtos e fazendo uma boa ação, como expliou o empresário Cássio Caçador (foto). “Nós somos fabricantes de produtos voltados para animais e trabalhamos também com a venda final. Durante todo o dia, principalmente quem for adotar um cãozinho hoje, já pode sair daqui com alguns mimos para o novo mascote. Vamos reverter 20% das vendas para ONGs, abrigos e medicamentos, além de incentivar cada vez mais essa boa ação”.
Assim como nas edições anteriores, os cãezinhos disponíveis para adoção estavam sendo cuidados em abrigos e por grupos de proteção. Ainda segundo Monique, a feira tem contribuído para que os peludinhos não só de Nova Friburgo, mas também de municípios vizinhos, encontrem um lar: “Nossa expectativa nesta 9ª edição é a melhor possível. Organizamos essa campanha de adoção e desde a primeira feira deu muito certo. Cada vez mais pessoas nos procuram para levar os animais que resgatam para serem adotados, e temos contribuído com toda a região”, disse a subsecretária.
Os cãezinhos adotados já saem com seus novos donos vacinados e microchipados, por meio da participação voluntária da veterinária da Ssubea. Para ser um candidato a adoção é preciso apresentar um documento de identidade, com foto, e o comprovante de residência. Os interessados passam por uma entrevista, na qual é verificada a possibilidade de atender esses lindos peludinhos com muito amor e cuidados. Depois disso é feito o cadastro e então o sortudo companheiro de quatro patas ganha seu microchip, através do qual é possível saber seus dados, como identificação dos donos e data que foi adotado.
Os cães com mais de seis meses já são castrados, uma ação realizada pela própria subsecretaria, quanto aos filhotes é feita a orientação para que seja feita a castração quando passarem dos cinco meses de vida.
Para Monique, ao longo do ano, a campanha mostrou que existem muitas pessoas responsáveis, que desejam a adoção e que se sentem motivadas a isso pelo trabalho desenvolvido. “Na última campanha nós tivemos um recorde de adoções. Claro que o número não é o nosso foco, nosso objetivo é encontrar um lar feliz para esses peludinhos. Mas mesmo com todo o rigor aplicado para que seja feita a adoção, é bom ver que o interesse da pessoas só cresce. Estamos contentes com esse resultado e ano que vem continuaremos a campanha”, afirmou.
Deixe o seu comentário