Bruno Pedretti
Os animais que sofreram com a catástrofe em Nova Friburgo finalmente tiveram uma oportunidade de serem adotados. O projeto Amicão & Amicat realizou no último sábado, 16, em parceria com o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e com apoio do projeto Pêlo Próximo, sua primeira feira de adoção, na qual foram adotados 57 animais — 21 gatos e 36 cães, adultos e filhotes.
Para adotar um dos animais, a pessoa interessada tinha que assinar um termo de compromisso. Os colaboradores do Amicão & Amicat realizavam entrevista com os interessados, sendo também necessária a apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência, para que fosse efetuada a doação. Eles tinham que se comprometer com as vacinações anuais, castração e uma série de detalhes exigidos para que o animal tivesse um novo lar.
O Amicão & Amicat surgiu com a proposta de resgatar, acolher, cuidar, adotar e castrar animais. O projeto defende que a castração é o único meio de reduzir o número de animais abandonados e os problemas decorrentes dessa condição.
— A gente preza pela adoção responsável e desejamos que todos os animais da feira sejam adotados, mas com responsabilidade — frisou uma das coordenadoras do projeto, Eveline Ferreira.
O grupo acredita numa nova geração de protetores, que façam a diferença, dividam responsabilidades e minimizem problemas decorrentes da desinformação de donos de animais, da negligência e até de maus-tratos.
— A importância da feira é justamente conscientizar as pessoas que adotar e cuidar são gestos de amor, essa é nossa proposta — revela Eveline.
Muitos dos animais que participaram da I Feira de Adoção foram resgatados após a tragédia de 12 de janeiro.
— Eles foram reabilitados, vacinados, tratados, agora é necessário que sejam adotados com consciência — diz Eveline.
Kátia, moradora de Campo do Coelho, aproveitou a oportunidade para adotar um cão, já que as crianças adorariam cuidar do animal e, de quebra, ela estaria colaborando com a campanha de adoção.
— Foi uma oportunidade maravilhosa, ajudei a tirar um cão da rua e todos ficaram felizes em casa com o nosso novo amigo — disse Kátia.
Vale destacar que as pessoas que não puderem adotar animais por falta de espaço ou tempo podem conhecer o projeto e apadrinhar um cão ou gato que precise de cuidados especiais. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site www.amicaoamicat.com.br ou pelos telefones 9289-5352 e 9212-6756.
Deixe o seu comentário