Feira das Américas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Feira das Américas
Feira das Américas

(SECOM NF) - O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, comandou na manhã de quinta feira, 21, a abertura do 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav 2009), que terminou na noite de ontem, dia 23, no Riocentro (RJ). Eleito estado-patrono do evento este ano, coube a Minas Gerais abrir a cerimônia, que contou com a presença dos ministros do Turismo, Luiz Barretto (na foto com o secretário de Turismo, Sergio Madureira) e da Casa Civil, Dilma Roussef, dos governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e do prefeito em exercício do Rio, cidade-anfitriã, Carlos Alberto Muniz, além dos representantes da Comissão de Turismo no Senado e na Câmara, o senador Neuto do Couto e o deputado Afonso Ham, respectivamente, e a presidente do Fornatur, Nilde Brum.

 Em seu discurso de abertura, proferido logo após exibição de um vídeo institucional sobre Minas Gerais, apresentado pela secretária de Turismo, Erica Drumond, o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, iniciou seu discurso destacando que, “mais do que qualquer outro setor, o turismo tem muito a comemorar”, referindo-se à recente conquista do Rio como sede dos Jogos Olímpicos, em 2016, adicionalmente à Copa de 2014. De acordo com Kaká, no entanto, ainda há muito a ser feito. “Podemos aproveitar essa grande oportunidade para dar uma guinada neste país e o turismo é a melhor ferramenta de transformação social de que o Brasil dispõe. É o nosso setor que deixará, talvez, o maior legado de todos esses eventos: empregos e divisas, proporcionados por um fluxo crescente de visitantes”, avaliou.

O dirigente ressaltou, entretanto, que, apesar dessa reconhecida força, os agentes de viagens ainda não têm a sua atividade reconhecida e dirigindo-se particularmente aos líderes de governo presentes, reforçou o apelo. “Todos os milhares de agentes que aqui se fazem presentes aguardam, ansiosos, pela aprovação do nosso projeto de Lei 5.120 que regulamenta a atividade das agências de turismo”, afirmou, lembrando uma luta que se arrasta há oito anos. Ainda aproveitando a presença das lideranças, Kaká pediu mais engajamento com o turismo, aceleração na liberação dos investimentos em infraestrutura, e mais transparência e menos burocracia no desenvolvimento dos projetos de governo.

 Após os pronunciamentos do ministro Barretto e dos governadores Aécio Neves e Sérgio Cabral, e falando em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, encerrou a solenidade, ressaltando o papel preponderante do turismo para o desenvolvimento da economia brasileira, como alavanca de emprego e renda e elo importante dentro das políticas de inclusão social. Dirigindo-se particularmente ao governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, a ministra também fez menção às recentes oportunidades abertas ao país, como sede dos dois maiores eventos esportivos do mundo, e atribuiu as conquistas à parceria dos estados, especialmente o Rio de Janeiro, com o governo Lula. “Este é o momento e a hora do Brasil”, afirmou, antecipando que, assim como a Copa, os jogos Olímpicos também merecerão um PAC, e ambos terão o foco nas obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

 O 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas reuniu aproximadamente 30 mil profissionais. Pela área da feira, que ocupou quatro pavilhões do Riocentro, distribuídos por mais de mil expositores, representando todos os segmentos da cadeia produtiva do turismo, além de destinos e representações de turismo nacionais e internacionais.

 A feira, como tem acontecido nos últmos anos, reuniu dezenas de países como Argentina, Paraguai, Costa Rica, Colômbia, e México, além de países estreantes como China, Jordânia, Tanzânia, Quênia e Tailândia. 

MINISTRO SE PREOCUPA COM VIOLÊNCIA

O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, deixou transparecer que se preocupa, sim, com a imagem do Rio de Janeiro, mas procurou minimizar o os efeitos da queda do helicóptero da Polícia Militar, no último sábado. “O mundo vê a queda de uma aeronave da mesma maneira que acontecimentos semelhantes em qualquer parte do mundo. As grandes metrópoles estão sujeitas a esse tipo de problemas. É claro que não podemos fechar os olhos. O governo federal e os governos de estado vão trabalhar juntos para coibir qualquer tipo de crime”. Luiz Barreto elogiou a atuação de Sérgio Cabral, mas disse que muita coisa tem que ser feita para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer nos anos que antecedem a Copa do Mundo em 2014 e os jogos de 2016. “Temos que trabalhar e muito para melhorar a infraestrura do país e o tempo é curto. Nossos aeroportos estão muito aquém do desejado. Mas vamos chegar lá”, desabafou o Ministro na sala Vip, repetindo o texto da quarta feira, dia da abertura.

 

HERÓDOTO MARCA PRESENÇA NA FEIRA

O prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, acompanhado dos secretários de Turismo Sergio Madureira, e do secretário-geral Braulio Rezende, também marcou presença no evento. Um dos nomes mais conhecidos e respeitados no meio político brasileiro, a toda hora era cumprimentado, por prefeitos, deputados e secretários de turismo. Depois de percorrer o pavilhão 4, onde estavam os estandes dos países, foi recebido no camarim VIP da TurisRio pelo presidente Sergio Nilo, pelo diretor de Operações Sergio Mello e pelo presidente do Fórum do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Rossi. O secretário Sergio Madureira é o vice de Rossi na região Serra Verde Imperial.

A cada estande que passava, Heródodo se mostrava extasiado. “Que espetáculo!” Era mesmo um espetáculo, o Brasil inteiro estava ali expondo sua cultura e sua beleza, como, por exemplo, a Amazônia, mostrando suas matas, suas cachoeiras e seus índios. “Secretário, ano que vem quero um estande de Nova Friburgo, parecido com esse. Nova Friburgo tem muito mais história e belezas”, disse, dirigindo-se a Madureira. Já o secretário-geral ficou entusiasmado com o ônibus cenográfico que veio de Curitiba (foto) trazendo motivos do Paraná. “Além de tudo é uma mídia ambulante”, comentou Braulio. “Vamos fazer um igual”. “Nesse caso, secretário, eu e Girlan Guilland (secretário de comunicação) já temos um desenho perecido, só que muito mais completo, incluindo inclusive um palco”, disse Madureira.

 

O TREM

Na quinta-feira, com a presença do prefeito e do ministro do Turismo Luiz Barreto (na foto com o secretário Sergio Madureira) foi assinada uma carta de intenções visando a recuperação de monumentos históricos. Entre os quais o trem de Turismo que viria de Cachoeiras de Macacu até a Ponte da Saudade, onde o turista interno ou externo, apanharia o trem do futuro para chegar ao centro ou bairros.

 

GLOBO NA FEIRA

Após a gravação de sua respectivas novelas, vários atores deixaram o Projac (que fica próximo ao Riocentro) para rever o produtor Sergio Madureira, o que causou um pequeno tumulto entre os expositores do Serra Verde Imperial. Passaram por lá Rosi Campos Ricardo Macchi, Eri Johnson e Luigi Bariccelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade