Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão.
("O Cio da Terra” – Milton Nascimento e Chico Buarque)
As terras de Nova Friburgo foram desejadas pelos suíços que para aqui vieram no século XIX, iniciando a colonização da cidade, antes habitadas pelos índios coroados puris. Se nem tudo foram flores para os helvéticos, pode-se dizer que o município – mesmo sendo rico nas chamadas "vocações econômicas” – conseguiu transformar o sonho dos primeiros imigrantes numa realidade bastante sólida, tirando de sua terra o sustento de muitas famílias.
No fim de semana que vem – de 26 a 28 desse mês – quem for a Lumiar poderá constatar o caminho seguido por várias pessoas da região que querem, sim, tirar da terra o seu sustento, mas sem destruí-la, sem exauri-la a ponto de deixá-la infértil. A 11ª edição da Feira da Terra e o I Fórum Intermunicipal de Agricultura, Agroecologia, Alimentação Saudável e Sustentabilidade têm como foco serem veículos de interação entre os saberes tradicionais da terra com as mais novas tecnologias sustentáveis, proporcionando um intercâmbio com a população local, visitantes, expositores e pesquisadores e profissionais diversos. Em tempos de tanta destruição ambiental, uma iniciativa que se propõe discutir e apresentar caminhos alternativos é sempre bem-vinda, sendo, como dito em "O Cio da Terra”, uma forma de afagar a terra e conhecer seus desejos. Abaixo, contaremos um pouco mais sobre o evento.
Trabalhos manuais e com muita tradição enriquecem o evento
Em sua 11ª edição, a Feira da Terra prova a importância que o conceito "sustentável” tem, não só para a nossa região, como para o todo o planeta. Com o propósito de apresentar iniciativas, produtos e caminhos que levem a um denominador comum, equilibrando práticas tradicionais e novas tecnologias voltadas para a sustentabilidade, o evento reúne diversos profissionais, expositores, artistas e público em geral.
Este ano, a feira será realizada em Lumiar – belo distrito de Nova Friburgo, famoso por sua natureza – que cederá a Praça Eugênio Gustavo Brust, que fica ao lado do campo de futebol, para receber os participantes. O evento conta com uma variada programação, que começa dias 26, sexta feira, indo até domingo, 28. A novidade é a inclusão do I Fórum Intermunicipal de Agricultura, Agroecologia, Alimentação Saudável e Sustentabilidade na lista de atrações. Outro destaque são as barracas dos expositores, que são confeccionadas em bambu, numa parceria com o Instituto Pindorama.
As abelhas nativas são a fonte para a produção de diversos itens
Quem for à Feira da Terra poderá conhecer produtos e iniciativas sustentáveis dos seguintes expositores: Oficina das Ervas, da cooperativa de mulheres de Galdinópolis; Teias da Serra, do grupo de mulheres tecelãs de São Pedro da Serra; Instituto Pindorama; Instituto Tibá; EntreFolhas Óleos Essenciais; Casa Alquímica; Meliponário – cosméticos e medicina natural (abelhas nativas) –; Associação Agroecológica de Teresópolis; Mudas Caaetê; Ponto de Cultura Os Tesouros da Terra, Mindo Falcão, Ana Seagal – artista plástica –; Ripa Design; Cineclube Lumiar e Tribuna Livre Cultural, entre outros.
As compotas dão sempre água na boca de quem visita o evento
Além disso, haverá danças populares, shows, saraus, oficinas e uma praça de alimentação, incluindo degustação de cervejas artesanais do município e culinária natural. Outro destaque é a roda de conversas sobre "Comércio Sagrado”.
Como a Feira da Terra é um programa voltado para toda a família, a classificação etária é LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS e a entrada é grátis. Confira a programação completa do evento.
O artesanato também está presente na Feira da Terra
Deixe o seu comentário