Febre amarela vai ter segunda etapa de vacinação

Sábado que vem será Dia D da campanha de imunização em todo o estado
segunda-feira, 03 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Doses da vacina chegam aos postos de saúde durante a primeira etapa da campanha (Foto: Arquivo AVS)
Doses da vacina chegam aos postos de saúde durante a primeira etapa da campanha (Foto: Arquivo AVS)

A Secretaria estadual de Saúde (SES) deu início nesta segunda-feira, 3, à campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. De acordo com a pasta, a nova etapa prevê a imunização em larga escala em todo o estado e faz parte da medida preventiva anunciada no início do ano. Segundo a SES, ao todo, mais de seis milhões de doses já foram disponibilizadas aos 92 municípios.    

Como parte da campanha, no próximo sábado, 8 de julho, acontece o dia D de vacinação. Na ocasião, postos de saúde de todos os municípios do estados convocarão a população para se vacinar. “Com a garantia de fornecimento de doses de vacinas chamaremos a atenção da sociedade quanto à importância de se proteger e a melhor forma é tomar a vacina. Desde o início do ano, estamos nos antecipando e adotando uma série de medidas preventivas. Já temos boa cobertura nas áreas consideradas mais vulneráveis, como zonas rurais e localidades próximas às matas”, disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo a fim de obter informações sobre os postos e horários de vacinação no Dia D, mas, de acordo com o governo municipal, ainda não há confirmação sobre a realização da campanha no sábado. Segundo a Subsecretaria de Comunicação, a prefeitura estuda outra estratégia para o município. Conforme informações divulgadas pela Secom no dia 20 de junho, ao todo, mais de cem mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela na cidade.

Outra novidade anunciada pela pasta é a inclusão da vacina contra febre amarela ao calendário de rotina do Rio de Janeiro. Segundo a SES, a solicitação foi feita no início deste ano, antes mesmo de terem sido registrados casos da doença no território fluminense. “Como preconizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra a febre amarela, que garante a proteção do indivíduo por toda a vida, assim como já ocorre internacionalmente. Portanto, quem já se vacinou, não importa há quanto tempo, não precisa se vacinar novamente”, pontuou o  subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Número de casos da doença sobe para 23

A Secretaria estadual de Saúde do Rio divulgou na última sexta-feira, 30, o balanço dos casos de febre amarela no estado. Segundo a pasta, subiu para 23 o número de registros da doença no Rio. O último caso foi registrado em Macaé, onde quatro casos, sendo duas mortes, já haviam sido confirmados.

A maior parte dos casos, no entanto, foi registrada na Baixada Litorânea, no município de Casimiro de Abreu, onde houve sete casos e um óbito. A cidade de Porciúncula aparece em seguida, com dois casos e duas morte. Fazem parte da lista ainda os municípios de Maricá, Silva Jardim e Santa Maria Madalena, com um caso e uma morte cada; e São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Cachoeiras de Macacu, Niterói e São Gonçalo, com um registro da doença cada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | vacinação
Publicidade