Febre amarela: posto continua registrando longas filas para vacinação

Na última terça-feira, entretanto, equipe de saúde declarou que o município não corre risco de infecção
quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017
por Karine Knust
Na manhã desta quarta-feira, dezenas de friburguenses se aglomeraram nos corredores do Posto de Saúde no Suspiro (Foto: Leitor via WhatsApp)
Na manhã desta quarta-feira, dezenas de friburguenses se aglomeraram nos corredores do Posto de Saúde no Suspiro (Foto: Leitor via WhatsApp)

Apesar de o governo municipal já ter declarado que Nova Friburgo não corre risco de infecção pelo vírus da febre amarela, o posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, continua registrando longas filas de pessoas à procura de vacinação contra a doença. No início desta semana, a prefeitura chegou a divulgar redução no horário de atendimento para imunização na unidade de Saúde exatamente para evitar grande movimentação. Mas na manhã desta quarta-feira, 8, por volta das 9h30, dezenas de friburguenses se aglomeravam nos corredores da unidade de saúde.

O caso gerou indignação de quem precisava tomar a dose. “Me dirigi ao posto de saúde na esperança de me vacinar, pois vou todo mês a Minas Gerais, onde meus pais e meu filho residem. Mas é impossível conseguir. A fila está dobrando a esquina. Será que aquele povo todo vai pra Minas?”, questionou a leitora Adriana Morais, na página de A VOZ DA SERRA no Facebook. “Hoje, no posto do Suspiro, uma fila interminável de pessoas angustiadas e desinformadas à procura da vacina da febre amarela”, acrescentou a leitora Alessandra Lessa.

Mesmo com o grande movimento, teve quem resolveu enfrentar a fila para garantir a imunização. “Vou passar o carnaval no sul de Minas. Na cidade em que vou ficar não tem registro da doença, mas como ela recebe gente de todo o estado nessa época preferi não me arriscar. Fiquei quatro horas na fila hoje [quarta-feira], mas, pelo menos, recebi a vacina”, conta o estudante Marcos Gustavo Bastos.

Na manhã da última terça-feira, 7, a equipe de saúde municipal responsável por endemias realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto. Na ocasião, a gerente de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, afirmou que não há necessidade de alarde em relação a febre amarela já que o município não possui o vírus da doença e não faz divisa com as cidades em epidemia, por isso, segundo ela, não corre riscos.

De acordo com a coordenadora de imunização no município, Ana Paula Lessa, só em janeiro deste ano, foram utilizadas 600 doses da vacina. “Este último mês, usamos um número muito maior do que o normal de doses. Estamos lidando com uma procura desnecessária por imunização e, com isso, deixando de vacinar quem realmente precisa" esclarece, acrescentando que “pedimos a população para que, nesse momento, só tome a vacina quem for viajar para as cidades já diagnosticadas com epidemia de febre amarela. Não podemos cobrar uma certificação de viagem, ou seja, não temos provas de que tais pessoas realmente se encaixam no grupo das que devem tomar a vacina. Por isso, pedimos bom senso a todos”, declarou Ana Paula.

Vale ressaltar que, segundo a Coordenadoria de Imunização, só é necessária a vacinação para aqueles que vão viajar para áreas onde há casos da doença, como Minas Gerais e Espírito Santo. Ou seja, pessoas que vão para as cidades divisa, como Cantagalo e Carmo, e familiares das pessoas que viajarão para municípios em que há febre amarela não precisam tomar a dose.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade