Fé e reconstrução: tema escolhido para os tapetes de Corpus Christi

quarta-feira, 18 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Representantes de associações, entidades, pastorais e movimentos católicos se reuniram na noite de quinta-feira, 12, no Colégio Nossa Senhora das Dores, para deliberar sobre a Solenidade de Corpus Christi, que este ano tem a coordenação conjunta de quatro padres: Gelcimar Petinati Celeste (vigário episcopal do Vicariato Sede e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças), Flávio Vieira Jacques (coordenador pastoral do Vicariato Sede), Antonio Leão Ferreira (pároco da Paróquia São Francisco de Assis) e Marcus Vinícius Brito de Macedo (pároco da Catedral São João Batista).

A reunião foi iniciada com momento de oração comandado pelo diácono Ironil. A seguir, Bento Ferreira, coordenador executivo do evento, explicou o esquema de funcionamento antes e durante o Corpus Christi. Os palanques, som e carro para transporte do Santíssimo na procissão estão resolvidos. Quanto ao papel para desenho dos temas, a fábrica de papéis ficou de confirmar o fornecimento ontem, 17. Para a aquisição de sal (20 por tapete a R$ 6,50 cada), foi dado prazo até hoje, 18, para que aqueles que não puderam comparecer à reunião confirmem a confecção de seus tapetes. Os desenhos já podem ser entregues na Livraria Agnus Dei.

Como não haverá verba da Prefeitura de Nova Friburgo para este ano, os recursos necessários para viabilizar o evento serão aportados pelos padres acima mencionados e os patrocinadores que todos os anos apoiam: Supermercado Tio Dongo, Agnus Dei, Petiskus Comida a Quilo, Padaria Superpão, Plano de Saúde GS, EBMA, Universidade Candido Mendes, Stam Metalúrgica, Fapasa, Gazoni Móveis e Plano SAF, complementado pelo ofertório da missa.

O tema deste ano, sugerido por José Duarte (integrante do Conselho Diocesano de Pastoral de Comunicação) e aprovado por todos os presentes, é A fé que reconstrói, extraído do texto Hebreus 11, 10. As músicas, que serão as mesmas de 2010, ficarão sob a responsabilidade do grupo Restauração, da Paróquia São Bento Abade, durante a missa, e de Herculano, na procissão e encerramento. José Duarte explicou o porquê da sugestão:

— Passamos por uma tragédia incomensurável, com prejuízos em todo município. Mais de mil irmãos nossos morreram na catástrofe, então temos que reconstruir a cidade estruturalmente, mas também a nossa vida social, profissional e espiritual; por isso acho que seria interessante vincular o tema deste ano à fé, reconstrução, esquecendo o luto e partindo imediatamente para o trabalho. Nosso bispo, D. Edney, tem dito isso em todas as suas homílias, inclusive na missa que presidiu em Aparecida do Norte, na Assembleia Geral dos Bispos. Precisamos levantar o moral da cidade, principalmente porque somente através da fé seremos fortes e caridosos.

A Associação Friburguense de Imprensa (AFI) também vai colaborar com a cessão de espaço para o armazenamento do sal e risco dos tapetes (ampliação dos desenhos).

A próxima reunião ocorrerá em 9 de junho, às 19h30, também no Colégio Nossa Senhora das Dores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade