Bruno Pedretti[u][/u]
Um lugar paradisíaco, cercado pelo verde, ideal para relaxar e ouvir os passarinhos cantarem. Assim é a Fazenda Bela Vista, bairro visitado pela reportagem de A VOZ DA SERRA, no intuito de ouvir os moradores sobre os problemas e pontos positivos da localidade. A tragédia de 12 de janeiro não trouxe maiores transtornos quanto a deslizamentos e enchentes, mas os residentes afirmam que o calçamento, que nunca foi bom, piorou bastante. Até mesmo no lugar considerado o sonho de muitos para construir uma casa há problemas naturalmente mascarados diante de tamanha beleza da Fazenda Bela Vista.
O morador mais antigo do bairro, que testemunhou o crescimento da Fazenda Bela Vista, conta que o local sempre foi tranquilo, ótimo para descansar e muito seguro. Há 48 anos o senhor Elpídio Toledo saiu de Riograndina para habitar um lugar onde, até então, não existiam mais de cinco construções, realmente no meio do mato, cercado pelo verde tão desejado nos dias atuais. Seu Elpídio mora na antiga Estrada das Oliveiras, situada na Rua Alexandre Filho de Moraes, onde se depara com um problema relacionado à água: o cano que vai até a caixa d’água está furado, o que obriga o morador a limpar o reservatório frequentemente. “Nas primeiras horas do dia a terra vem junto com a água e suja a caixa. Pelo que sei, é só na nossa rua que acontece isso, e incomoda bastante”, revela.
Uma outra reivindicação do morador é quanto ao calçamento do bairro que, segundo seu Elipídio, está terrível faz tempo. “Na Alameda da Saudade a rua é horrível, assim como no bairro inteiro. O temporal que caiu em janeiro só aumentou a precariedade das ruas”, ressalta.
O serviço de capina é outro alvo das reclamações de moradores da Fazenda Bela Vista. Muitos afirmam que não veem funcionários da Prefeitura há muito tempo na localidade. “Fomos esquecidos. Faz seis meses que não vem ninguém ao nosso bairro capinar. O mato na entrada e nas margens das ruas está enorme”, frisa Elpídio. Ele faz questão de ressaltar o belo trabalho realizado pela empresa de coleta de lixo de Nova Friburgo. “Eles passam aqui três vezes por semana, é excelente o serviço que fazem”, comenta.
A esposa de Elpídio Toledo é a grande responsável por uma conquista para o bairro: a circulação de ônibus. Laura da Silva lutou insistentemente para que houvesse uma linha para a Fazenda Bela Vista. “Perturbei bastante, até conseguirmos nosso ônibus. Faz oito anos que conseguimos e é realmente muito importante para os moradores daqui. Antes tínhamos que pegar o Vargem Alta e caminhar cerca de 20 minutos para chegar em casa”, lembra Laura. Atualmente o ônibus não está seguindo o trajeto normal por conta de uma encosta que caiu na Estrada Velha do Amparo, e está sendo desviado pelo Catarcione.
Outro ponto de crítica dos moradores é o escoamento das águas das chuvas. Segundo eles, quando a chuva é um pouco mais forte, a água se acumula e desce as ruas feito um rio. “Existem pouquíssimos bueiros aqui”, atesta Laura. Na Rua Santa Clara, por exemplo, moradores garantem que a água da chuva escorre da rua de cima e forma um verdadeiro rio. “Nosso calçamento está horroroso já por conta dessas chuvas, porque não há escoamento, não conseguimos nem sair de casa quando chove muito”, explica Rosângela Moraes.
Rosângela mora na Fazenda Bela Vista há 25 anos e revela que na Rua Santa Clara, onde reside, os próprios moradores fizeram um mutirão e calçaram a rua. “É raro passar pela nossa localidade e ver algum funcionário da Prefeitura trabalhando. Algumas pessoas deixam o carro estacionado na parte baixa da rua e caminham até a rua acima”, diz.
Os moradores torcem para que as lâmpadas não queimem, pois, de acordo com eles, dura uma eternidade para que os funcionários da concessionária de luz visitem o lugar para a troca das lâmpadas. Não existe serviço de correios no local, o que atrapalha bastante. “Tenho que colocar o endereço de algum familiar ou contratar os serviços de correios da caixa postal e buscar as correspondências na agência”, lamenta um morador.
É visível que o bairro está em constante desenvolvimento. Chegando ao local, a reportagem de A VOZ DA SERRA constatou muitas obras em andamento. A Fazenda Bela Vista é certamente um dos lugares mais procurados para morar por conta da tranquilidade e preservação do meio ambiente.
Lugar perfeito para descansar
Alguns moradores reclamam da falta de opções de lazer no bairro. Há um campo de futebol abandonado, coberto pelo mato. Porém, a Fazenda Bela Vista é um lugar muito procurado por ciclistas, principalmente praticantes de downhill, modalidade que tem como foco superar obstáculos naturais. Na realidade, o bairro é perfeito para quem quer descansar ao som do canto dos pássaros.
Diversas espécies de aves são encontradas no bairro, sendo as mais comuns as maritacas. Há quem diga que a Fazenda Bela Vista é o recanto das maritacas pela grande quantidade da espécie.
Os moradores também lembram um lago que havia no bairro, mas hoje só existe mato e água barrenta em seu lugar. Uma moradora chegou a empreender uma campanha para recuperar o Lago Guaraciara, arrecadou dinheiro entre a comunidade e contratou o serviço de um trator. Mas depois os moradores descobriram que era necessária uma draga e vários apelos foram feitos a autoridades municipais e estaduais, mas a máquina nunca chegou ao local. A planta açucena tomou conta do lago e desde então só se vê mato.
Secretaria providenciará capina
A VOZ DA SERRA contatou a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Comunicação Social, para saber quando serão tomadas providências quanto à capina e calçamento no bairro, sendo informada que equipes da Secretaria de Serviços Públicos visitariam a Fazenda Bela Vista para solucionar os problemas da capina e identificar outras reivindicações dos moradores.
Águas de Nova Friburgo fará mais vistorias no bairro
A concessionária Águas de Nova Friburgo informa que duas vistorias recentes foram realizadas no local e, no momento destas inspeções, a água encontrava-se em concordância com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, não tendo sido, portanto, identificado o problema relatado pelo morador. A concessionária esclarece ainda que novas vistorias serão realizadas no endereço mencionado.
Deixe o seu comentário