Amine Silvares
O verde e branco da Vilage no Samba tem dado sorte para a escola ao longo dos anos. A agremiação soma 23 títulos na cidade e uma das maiores campeãs do carnaval na serra. Com 64 anos de tradição, no ano passado a escola enfrentou sua maior dificuldade até o momento: a perda de todo o seu material durante a tragédia. Com a ajuda de voluntários e da comunidade, a Vilage no Samba se reergueu e promete um desfile inesquecível para 2012.
Os ensaios estão sendo sucedidos há dois anos, já que no ano passado nenhuma escola desfilou. Em 2010, a escola foi vice-campeã do carnaval, perdendo para a Unidos da Saudade. Este ano eles levam para a avenida o samba “Filhos do Faz de Conta”, uma viagem pelo mundo da literatura e da imaginação infantil. Os puxadores Guto, Diego, Juninho, Pinguim e Gibi prometem animar o público cantando o samba, uma composição da comissão de carnaval da Vilage.
Ao todo foram gastos cerca de R$ 300 mil para compor as fantasias de mil componentes, com cerca de 70 crianças dentre eles, distribuídos por 22 alas e cinco carros alegóricos, dentre eles Casa de Bonecas, o abre-alas, Chamas da Intolerância e O Castelo da Desilusão. A bateria é composta por 110 percursionistas que serão levados pelo mestre Riquinho. A rainha é Tahyane. A escola será a terceira a entrar no desfile, no domingo, 19.
Carnaval da segunda chance
Ano passado a Vilage no Samba sofreu bastante com a tragédia. Sua sede foi invadida por lama e água, que chegou a 2,40 m no barracão. “A gente perdeu tudo. Tivemos que fazer tudo do zero para esse ano”, contou o presidente da escola, Waldemir Veloso. Ele afirma que sem o apoio da comunidade e dos voluntários, a Vilage talvez não tivesse conseguido se reerguer.
Para animar ainda mais a data, Waldemir garante que a escola vai fazer os friburguenses sambarem na avenida. “A cidade precisa de vida. Temos que dar vida a Nova Friburgo”, concluiu. Depois de um ano difícil, a escola que coleciona prêmios ao longo dos anos garante que o carnaval de 2012 será o melhor da história da cidade.
“Filhos do Faz de Conta”
Composição: Jéferson Lima, Adonai, Luiz Antônio e Coreia. Intérpretes: Gilsinho, Monstrinho, Pinguim, Junio, Guto e Gibi.
Ah quem me dera pensar
Pra reinventar um novo mundo
Lindo, feito sorriso de criança
Colorido a esperança
Seduzindo a fantasia
Sou eu... retalhos de imaginação
Espalho em todo canto emoção
Acalanto sonhos e magia
Sou ilusão
E meu coração quer viver
Vai ensinar o que é amor
Perdoar quem fez sofrer
No faz de conta
A gente apronta com a vida real
Afronta num castelo a desilusão
Encontra o bem mais belo que o mal
Vê brilhar...
Os olhos da menina
A girar...
Na paz de uma bailarina
E sente na alma a calma do amor
São fadas-madrinhas,
Princesas, rainhas
A beleza do seu esplendor
Hoje o sonho é real
Ganhei a vida, virei carnaval
Boneca sapeca a sambar
Na vila que me faz cantar
Deixe o seu comentário