Eloir Perdigão
Quem não se lembra de “O voo de uma andorinha”? Este foi o primeiro livro da italiana radicada em Nova Friburgo há 57 anos, Fausta Giusti Sidoni, que parte agora para seu segundo livro, com o título “O despertar de uma andorinha”, com poesias, trovas e contos de sua autoria. O lançamento está marcado para o dia 3 de fevereiro próximo, uma sexta-feira, às 19h, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro).
O novo livro de Fausta tem 123 páginas e foi editado pela Gráfica A Notícia, de São Luiz Gonzaga (RS). Em Nova Friburgo há 57 anos, Fausta se considera “brasileira de consciência”. E isso ela cita em um de seus contos: “Sou italiana de nascença, mas brasileira de consciência. A pessoa não escolhe o lugar onde nascer, mas para seu próprio prazer pode escolher onde viver. Eu me sinto bem feliz por ter escolhido o Brasil. Para mim a nota é o máximo, muito mais do que mil. O Brasil é um bom lugar para a gente morar. Não tem guerra, terremoto, furacão ou maremoto, só o que está faltando aqui é um governo bem melhor, para proteger menos os ricos e pensar na Educação”.
Este segundo livro deu a Fausta um prazer muito grande, mais que o primeiro. Ela não sabia que tinha o dom de fazer poesias, trovas e contos e o descobriu quando via televisão, com tantas notícias ruins. Desligou a TV, pegou papel e caneta e começou a escrever, pegou gosto e não parou mais. Entusiasmada, pretende lançar outros livros.
Para Fausta, suas poesias, trovas e contos são simples, porém expressam toda a sua sinceridade, com palavras que brotam do coração. A autora imagina que os leitores vão querer ler o livro todo de uma vez, mas vão acabar degustando-o aos poucos. Ela pensa que quem a conhece vai se sentir bem ao ler o livro, por saber que uma pessoa simples como ela tem esse dom de fazer poesias, trovas e contos.
Fausta espera que seu segundo lançamento—no dia 3 de fevereiro, anotem na agenda—seja mais concorrido que o primeiro, que contava sua vida, sua história, uma autobiografia. “Este é mais leggero (leve) e acho que terá mais aceitação, uma leitura mais agradável. A andorinha continua a voar”, diz.
Após o lançamento no Centro de Arte, “O despertar de uma andorinha” estará à venda na livraria Agnus Dei, situada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, ao lado da Catedral São João Batista. Parte da renda será revertida por Fausta para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).
Deixe o seu comentário