A audiência pública que debateu esta semana na Câmara de Vereadores o transporte coletivo municipal rendeu seus primeiros frutos. A nova direção da Faol convidou os vereadores Cascão do Povo, Professor Pierre e Johnny Maycon para uma visita à sua sede na última quarta-feira, 19, que durou quatro horas. Ao fim da reunião os vereadores mostraram-se entusiasmados com as perspectivas apresentadas, embora reconheçam que, atualmente, o serviço prestado não atende satisfatoriamente aos usuários.
Johnny Maycon
“Os novos diretores apresentaram o quadro caótico foi deixado pela gestão anterior”, afirmou Johnny Maycon, propositor da audiência pública. “Todos foram muito transparentes conosco, e disseram ter vislumbrado a possibilidade de fazer uma empresa que seja padrão de qualidade nacional e sirva de modelo para os planos de ampliação de seus negócios. Nos mostraram as dívidas assumidas, a frota sucateada, sem ônibus sobressalentes que pudessem substituir quando algum quebrava. Hoje são oito ônibus de reserva, e essa disponibilidade deve permitir o aumento de horários. Com a chegada dos 30 novos ônibus deve diminuir significativamente a quantidade de quebras, porque um levantamento apontou que aproximadamente 50% das falhas têm ocorrido com os veículos mais antigos”, continuou o parlamentar.
“Muitos funcionários disseram que não vivenciaram momento tão bom quanto o atual. Vimos muitas coisas na garagem, mas o que mais chocou foi a grande quantidade de pneus que não tinham a menor condição de serem utilizados. Alguns já estavam no arame, e para melhorar essa situação já foram comprados 220 pneus novos. Vistoriamos os carros que estavam na garagem, e lá não havia mais nenhum com os pneus carecas”, testemunhou Johnny Maycon. “Os discursos enfatizaram a importância de renovação da frota, porque os ônibus antigos pedem muita manutenção. Faltou fiscalização do poder público. Vou apresentar requerimento de informação questionando como tem sido feita essa fiscalização”, acrescentou o vereador que se mostrou otimista com o que viu. “Criamos uma expectativa de melhora. Atualmente a situação é tão ruim, que um pouquinho que melhorar, já será percebido pelos usuários”, encerrou.
Professor Pierre
“É preciso modificar o conceito de transporte público na cidade. Isso foi questionado durante a audiência pública. Do jeito que está não dá para continuar”, avaliou Pierre Moraes. “Existe a consciência entre os novos proprietários de que a solução passa por melhorar a frota. O objetivo que nos foi passado é o de ampliar o número de usuários, e com a realidade atual isso é impossível. Tirar o usuário do carro, da moto, e trazer de volta para o ônibus” explicou. “Uma de nossas reclamações foi quanto a pontualidade. É inadmissível que pessoas esperem por mais de uma hora num ponto de ônibus. Nos informaram que foi comprado um equipamento de Portugal, usado inclusive na Suíça e outros países da Europa. É um GPS especial, que permite fazer o controle dos horários. E também um convênio com a Vodafone, que consegue dialogar com as quatro grandes operadoras de celular e internet, a fim de não haver áreas sem sinal, de modo a estabelecer qualidade igual ou superior às linhas do Rio, onde se opera com 91% de pontualidade. Já foram mapeados 82% dos pontos de ônibus da cidade, e a promessa é de que no prazo de um ano todos os coletivos estejam nesse esquema. O caminho é melhorar a qualidade do serviço para ampliar a base de usuários, e assim reduzir a pressão sobre o aumento da tarifa”, detalhou Pierre.
O vereador também destacou a qualidade dos novos veículos. “Todos os novos ônibus são da Mercedes Benz, com suspensão a ar, USB e GPS de última geração. Todos climatizados, por proposta da própria empresa, com carroceria Neobus da Marcopolo. Nós iremos fiscalizar. Em três mandatos como vereador nunca vi essa linha de proposta de mudança de conceito. De acordo com o Detran temos 120 mil carros cadastrados e 30 mil motos. A cidade não vai comportar isso. É preciso haver um sistema cicloviário, e um transporte coletivo de qualidade.”
Pierre registrou a promessa de que a planilha de cálculo da tarifa será transparente. “A planilha do preço da passagem sempre foi uma caixa preta, e prometeram que não vai mais ser assim. Aparentemente há uma abertura para o diálogo. Em síntese: o sistema está bom? Não, está horrível. Temos problemas graves, mas estamos percebendo melhoras”, concluiu.
Cascão do Povo
Igualmente estimulado, o vereador Cascão enfatizou a importância do investimento feito, e do apoio da população para preservar os equipamentos. “Achei de suma importância o convite da empresa porque pudemos ver o que vem sendo feito. E, sob o ponto de vista empresarial, é uma situação que envolve um risco alto, porque daqui a um ano e nove meses vence o contrato da Faol com o município. Eles já investiram mais R$ 25 milhões, pagando atrasados e adquirindo peças, sanando pendências. Parecem entender que precisam melhorar, porque do contrário podem perder na licitação o dinheiro que já investiram”, avaliou.
“Eu saí da reunião achando tudo uma maravilha. Mas isso é na teoria, nós queremos ver tudo isso na prática. Conferimos os pneus, ouvimos funcionários, saímos com uma impressão muito boa. Sabemos que a mudança vai levar tempo, passo a passo, mas de imediato nós queremos garantir a segurança da população. Considerei acertada a iniciativa de começar os investimentos pela segurança, com a compra de pneus, por exemplo. Isso é o básico, a empresa está fazendo o certo ao investir de baixo para cima. Não podemos brincar com vidas.” Cascão também se mostrou impressionado com o sistema de biometria que promete acabar com fraudes no sistema de gratuidades. “Precisamos cobrar e ser corretos. Entramos nos ônibus e vimos como é feita a limpeza. É preciso conscientizar a população a esse respeito, o povo também precisa ajudar a conservar”, encerrou.
De acordo com os três vereadores, os coletivos também deixarão de ter cores diferentes. A pintura padrão será em azul, e quando um ônibus for pintado também irá passar por uma revisão geral. Além disso, a empresa assumiu o compromisso de manter um coletivo disponível para causas sociais.
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