Famílias católicas provam sua força na abertura da Semana Nacional

terça-feira, 16 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Famílias católicas provam sua força na abertura da Semana Nacional
Famílias católicas provam sua força na abertura da Semana Nacional

José Duarte

Onde está a família? A resposta a esta pergunta, tema da campanha, foi dada no último domingo, 14, quando mais de 200 carros decorados com bolas azuis e brancas saíram da Praça do Suspiro em direção à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, na abertura vicarial da Semana Nacional da Família. O lema sugerido pelo casal coordenador, Bento e Sandra, foi a maior prova de que a Igreja Católica continua forte. No mesmo dia em que o Brasil comemorou o Dia dos Pais, a Pastoral Familiar, atendendo ao pedido da CNBB, movimentou Nova Friburgo com uma enorme carreata, que terminou na Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde foi celebrada a missa solene, presidida pelo monsenhor Alex de Paiva Ribeiro (vigário geral da Diocese), e concelebrada pelos padres Gelcimar Petinati Celeste (vigário episcopal da sede e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças); Sergio Vitorino da Silva (pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo e coordenador de liturgia da Diocese de Nova Friburgo), e José Ruy Corrêa Junior (administrador paroquial da Paróquia Sant’anna, no Cônego).

O clima de alegria, esperança, satisfação e oração tomou conta da cidade nas ruas, praças, prédios, janelas e sacadas à medida que o carro, conduzindo a imagem da Sagrada Família, se aproximava. Junto a isso tudo, as orações do padre Sergio e a música da banda Graça Divina, do alto do trio elétrico, conclamavam o povo a ir para as ruas. “Faz barulho, igreja”, “Deus abençoe a todos vocês das janelas”, “Que Nossa Senhora proteja a senhora que está aí na porta”, “Jesus, abençoe esta cidade”, “Que o Senhor Jesus esteja com esta família aí da sacada”, gritava o religioso.

Emocionante também foi a música “Oração Pela Família”, do padre Zezinho, cantada não só pelo trio elétrico mas por todas as pessoas que estavam na Avenida Alberto Braune e na chegada a Olaria, na Praça Monsenhor Mieli, onde uma multidão já esperava. O buzinaço, desde a saída até a chegada, com o repicar dos sinos da igreja, anunciou que Jesus estava presente e a Sagrada Família mais viva do que nunca na mente e nos lares de toda família friburguense. Na igreja superlotada, com representações de todas as 16 paróquias de Nova Friburgo, a missa encerrou a manifestação religiosa. Os textos escolhidos foram Isaías 56, 1. 6 – 7; Salmo 66; Carta aos Romanos 11, 13 – 15. 29 – 32, e São Mateus 15, 21 – 28, que abordaram que só um Deus é Pai e não podemos aceitar a divisão.

Ao fim da missa, a pedido do padre Gelcimar, todos os pais foram para a frente do altar e juntos com o povo receberam a bênção especial, ao som da música Oração pela Família.

A homilia do monsenhor Alex

“Onde está a nossa família? Nós somos uma família! Toda igreja católica é uma só família, com células em todo mundo, que tem que estar viva. Você, pai, você, mãe, você, filho, têm que servir ao Senhor. Se for assim nenhum problema, nenhum temporal, nenhuma catástrofe vai dissolver a sua família. A família não pode errar o caminho. Não existe outro caminho senão a Santa Igreja. A família tem passado por muitos desafios. A juventude está um pouco perdida, fala de amor sem responsabilidade, fala de matrimônio sem responsabilidade, sem estar mergulhada no Senhor Jesus e sem conhecer Deus, porque não está vivendo com a intensidade a graça que o senhor proporciona à família. Vamos estar firmes como família. Não podemos perder o sentido de família. Estamos sendo bombardeados com valores que não são cristãs na mídia. Os valores de Deus para a família são outros, é viver firme no Senhor, buscar a Eucaristia, buscar a confissão. Vivemos numa correria da casa pro trabalho, estudo e outros compromissos e o tempo às vezes é curto, mas temos que questionar. Temos que viver os valores cristãos e não os valores do mundo. Homem sem Deus é morto, família sem Deus é morta. Na nossa casa, quantos tem participado da santa missa? Quantos tem confessado quantos vivem a fé católica. Temos que acordar para Deus, para a vida. Não podemos ser pessoas sem objetivo. Nosso objetivo não é ter uma conta gorda, ser o melhor dos melhores, mas deve ser chegar ao céu. Nova Friburgo: nós precisamos de famílias santas, que não tenham medo de lutar pela igreja, de lutar pelos nossos valores. Jesus, que sejamos firmes nesse momento, porque estaremos construindo a igreja do amanhã. Temos que dar fortalecimento a nossa fé. Homem e mulher têm que ser santo, para um ajudar o outro chegar no céu. Família: é hora de vocês abraçarem e levantarem mesmo. A barulhada de hoje na carreata chamou atenção de muitos católicos que estavam adormecidos. Jovem: não tenha medo de ser santo e viver intensamente aquilo que o Senhor Jesus te dá na Igreja Católica. Não vacile, assuma e não se perca pelo caminho. Nosso objetivo é chegar até Cristo e temos que nos lançar nessa meta. Pai, você é um reflexo de Deus na sua família. Você não pode fraquejar, tem que ser amoroso e dar testemunho. O primeiro coração dentro de sua família é o seu. Quem colocou você como chefe de sua família foi o próprio Deus. Mergulhe no Senhor sem medo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade