Mais de três meses depois do sorteio, famílias que ganharam apartamentos no condomínio Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino, enfim, vão poder realizar o sonho de ter um novo lar depois de perderem suas antigas moradias na tragédia das chuvas de 2011. As famílias contempladas deverão procurar, nesta quinta-feira, 9, a partir das 10h, o canteiro de obras na Avenida Maestro Joaquim Naegele, junto ao condomínio, para a assinatura dos contratos.
“As chaves dos mais de 260 apartamentos do bloco 8 devem ser entregues aos beneficiários no próximo dia 14, terça-feira que vem”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Souza Filho. A data de assinatura dos contratos foi definida na última sexta-feira, 3, durante reunião de representantes do governo do estado, da Caixa Econômica Federal e da construtora responsável pela obra, a Odebrecht, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Não está previsto solenidade oficial para entrega das chaves às famílias selecionadas para morar no condomínio.
Na última semana, A VOZ DA SERRA mostrou que desde março deste ano os sorteados aguardavam a entrega dos apartamentos pela Caixa e governo do estado. No último dia 29 de maio, cerca de 20 pessoas realizaram um protesto pacífico próximo aos prédios do condomínio para cobrar uma solução para o atraso. O secretário de Assistência Social, Gilberto Souza Filho, esteve no local e explicou às famílias que a Prefeitura de Nova Friburgo não foi responsável pela construção das unidades nem pela entrega dos apartamentos, mas disse que tentaria mediar a situação para acelerar o processo de entrega dos apartamentos.
“Estamos tentando provocar o encontro entre a Caixa e o governo do estado para definir uma data para que as famílias recebam os apartamentos já sorteados e ver qual o próximo passo que poderemos tomar. As famílias já foram sorteadas e estão com toda a documentação pronta pra que os contratos sejam assinados. Queremos intervir nessa situação para acelerar o processo e ajudar os moradores a receberem suas novas moradias”, disse o secretário.
Na ocasião, foi feito um cadastro pela Secretaria de Assistência Social para que os moradores que não receberam as unidades habitacionais pudessem participar das negociações. Há uma semana, a VOZ DA SERRA entrou em contato com o banco e o governo do estado, mas ambos não esclareceram o motivo do atraso da entrega dos imóveis. No fim da tarde desta terça-feira, 7, a Caixa confirmou que a assinatura dos contratos acontecerá na próxima quinta-feira, 9.
“A entrega das unidades construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, são realizadas de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria 158/2016 do Ministério das Cidades: trâmites legais, assinatura de contrato dos beneficiários, emissão de habite-se e averbação, além da conclusão das obras de ligação da rede de esgoto e água ao empreendimento e ligação de energia das unidades”, informou o banco.
O Terra Nova foi construído para abrigar as famílias que perderam suas casas na tragédia climática de 2011 ou que tiveram que abandonar imóveis em áreas de risco em Nova Friburgo. O conjunto de prédios, às margens da RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo), é composto por nove blocos, dos quais sete já foram entregues à população. Os apartamentos têm dois quartos, sala, banheiro e cozinha anexa a uma pequena área de serviços. Os últimos dois blocos foram concluídos há pouco tempo. Ainda serão sorteados mais 220 apartamentos no bloco 9.
Deixe o seu comentário