Familiares de bombeiros presos em Jurujuba protestam em Nova Friburgo

quarta-feira, 08 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Familiares de bombeiros presos em Jurujuba protestam em Nova Friburgo
Familiares de bombeiros presos em Jurujuba protestam em Nova Friburgo

Bruno Pedretti

Por volta das 18h de segunda-feira, 6, uma manifestação de familiares dos bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiro Militar movimentou o bairro Vila Nova e o Centro de Nova Friburgo. Os familiares usaram um carro de som e muitos cartazes para protestar contra a prisão dos 27 combatentes que estão detidos em uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do Estado, em Jurujuba, Niterói, após manifestação no quartel central, no Rio, quando 439 bombeiros militares do Estado foram detidos. Eles reivindicam aumento salarial para a classe, para que um soldado de patente mais baixa do Corpo de Bombeiros passe a ganhar R$ 2 mil líquidos (atualmente o soldo é de cerca de R$ 930).

Temporariamente o foco dos bombeiros militares mudou. Agora os combatentes objetivam libertar os colegas presos em Jurujuba. Bandeiras vermelhas, fitas pretas e vermelhas penduradas em retrovisores de carros, cartazes indignados com a posição do governador Sérgio Cabral, que classificou os bombeiros manifestantes como “vândalos”, entre outros, mostram a revolta de soldados e seus familiares quanto à prisão dos bombeiros.

As corporações do Estado, de modo geral, estão realizando apenas serviços de emergência, como colisões, incêndios e fatos que exponham a população a risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade