A Trupe Família Clou fez festa durante todo o segundo semestre de 2013 em função de seus dez anos de atividades, completados no mês de julho. As comemorações implicaram a montagem de um espetáculo especial, apresentado no Festival de Inverno, na Semana da Criança e na Usina Cultural Energisa, onde também uma exposição integrou o calendário comemorativo. A trupe faz planos para este ano. As atividades são muitas, pena que em sua maioria é fora do município. Nova Friburgo já não é mais a mesma quando se trata de cultura.
O espetáculo do segundo semestre do ano passado foi montado com cenas compiladas de espetáculos anteriores. Foi apresentado primeiramente no Festival de Inverno, em julho, depois na Semana da Criança, no Friburgo Shopping, em outubro, e na Usina Cultural Energisa, em dezembro, onde também uma exposição de fotos relembrou os dez anos de estrada percorrida.
Nas performances de "Família Clou – O Menor Circo do Mundo” atuam Dalmo Latini (Frango), Talita Melone (Nina) e os filhos do casal, Ian (Goiabada) e Isabela Melone (Cenourinha), que ultimamente tem atuado mais nos bastidores (produção).
No Festival de Inverno a Família Clou prestou homenagens a dois saudosos artistas: Carlito Marchon e Nelmo Ricardo, com quem trabalharam. A atriz Marcele Nader também teve fundamental importância no início da carreira da trupe.
SAUDADES DO CENTRO DE ARTE - Nesses dez anos a Família Clou se apresentou em todos os espaços de Nova Friburgo, inclusive públicos, a céu aberto. E os artistas dizem que estão com saudades do Centro de Arte, que continua fechado, importante não somente para apresentações, como também como local de ensaio.
Em consequência da falta de apoio à cultura na cidade a Família Clou tem se apresentado mais fora do que em Nova Friburgo. Mesmo assim, em dezembro de 2012 conseguiu produzir na cidade uma extensão do Anjos do Picadeiro, festival internacional de palhaços realizado na cidade do Rio de Janeiro. Participou por dois anos seguidos do Encontro Internacional de Palhaços Circo Volante, em Mariana (MG). Já em Fernandópolis (SP), os artistas participaram do Eu Riso, onde estarão novamente no período de 22 a 26 próximo. No dia 2 de fevereiro estarão no Festival de Teatro de Rua de Araruama. Vão também a São João de Meriti e muitas outras cidades que os recebem de braços abertos.
UM POUCO DA HISTÓRIA – Desde o ano 2003 a Família Clou se apresenta em praças, escolas, comunidades, festivais e diversos outros espaços de democratização da arte. Em 2009 a trupe foi contemplada com o Prêmio Carequinha Funarte de Estímulo ao Circo e pôde ter seu trabalho de reformulação do espetáculo orientado pelo diretor João Carlos Artigos. Em 2011 foi selecionada para fazer parte da quarta edição do Circuito Estadual das Artes e contemplada pela segunda vez com o Prêmio Carequinha Funarte de Estímulo ao Circo. Em 2012 o grupo foi selecionado para a quinta edição do Circuito Estadual das Artes, projeto executado em 2013 nas cidades de Rio das Ostras, Itaperuna e Carmo. Agora está com o objetivo de montar "Palhaços do Asfalto”, um espetáculo a ser apresentado por Dalmo Latini e seu filho Ian Melone, em fase de finalização e estreia marcada para julho deste ano.
PALHAÇOS PROFISSIONAIS – Depois de dez anos, Dalmo Latini e Talita Melone conseguiram o registro profissional. Agora são artistas circenses habilitados como palhaços profissionais.
Para que conseguissem o registro, A VOZ DA SERRA serviu como fundamental importância para provarem a atividade, já que possuem pastas com recortes de notas, matérias e fotografias. Atualmente copiam da versão na internet e postam no blog trupefamiliaclou@blogspot.com.br. Com certeza esta reportagem sobre os dez anos de carreira também estará na coleção da Trupe Família Clou.
Talita Melone (Nina)
Dalmo Latini (Frango)
Iam Melone (Goiabada)
Deixe o seu comentário