Falta de tratamento de esgoto é preocupação em Lumiar

Denúncia de leitor mostra despejo de esgoto no leito do Rio Boa Esperança. Distrito é famoso por reunir rios de águas cristalinas
quinta-feira, 02 de maio de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
(Foto: Fábio Faria)
(Foto: Fábio Faria)

Um leitor entrou em contato com A VOZ DA SERRA para denunciar o despejo de esgoto sem tratamento no leito do Rio Boa Esperança, no distrito de Lumiar. O jornal descobriu que o problema existe e ainda não há uma solução prevista. Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, a responsabilidade da empresa, prevista em contrato, é garantir o tratamento do esgoto somente na área urbana do município, não havendo cobrança pelo serviço aos moradores da zona rural, na qual estão incluídos Lumiar e São Pedro da Serra.

Na denúncia, Fábio Martins Faria anexou fotos de um trecho do rio, na altura de uma ponte em Lumiar. Ele lamenta a situação, destacando que o problema não é causado somente pelos moradores. Lumiar, conforme confirmado tanto pela Águas de Nova Friburgo quanto pela prefeitura, não tem rede de coleta e tratamento de esgoto.

Segundo a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar), Sílvia Faltz, existe uma reivindicação antiga da comunidade para o tratamento de esgoto no distrito, tendo a concessionária, inclusive, apresentado um projeto há alguns anos, que não foi levado adiante. Inicialmente, a previsão era de se implantar o sistema em 2018, mas isso não aconteceu.

“A maioria dos moradores aqui tem fossas e sumidouros, mas as casas mais antigas não possuem. Essa é uma preocupação antiga, mas não é culpa da comunidade. Ainda temos uma água de qualidade, contudo, há o medo de que, com o aumento do número de moradores, ela se torne imprópria para consumo”, disse Sílvia Faltz, acrescentando que boa parte das construções mais novas têm tido a preocupação de instalar biofossas. “Mas isso não é possível para todos os imóveis”, explica.

O que diz a prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que as denúncias devem ser feitas por meio de abertura de processo no Protocolo ou na Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h: “O reclamante não terá a identidade revelada. A denúncia será averiguada in loco pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que pede ao denunciante o fornecimento de maior número de dados possíveis, como endereço completo, ponto de referência e fotos”.

Além disso, a Secretaria reforça que “é proibido despejar esgoto in natura na natureza e que, em locais onde não há rede coletora de esgoto, é de obrigatoriedade do dono da construção, conforme previsto em legislação, prover a rede primária de tratamento de esgoto, que é a fossa, filtro e sumidouro”.

Questionada sobre a possibilidade de ampliação do contrato com a Águas de Nova Friburgo para atendimento dos moradores dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra com o serviço de coleta e tratamento de esgoto na região, a prefeitura solicitou que o jornal procurasse a empresa.

 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade