Parte do comércio no Centro ficou às escuras por cerca de 40 minutos na tarde de ontem, 4. A falta de luz afetou estabelecimentos localizados no lado par da Avenida Alberto Braune e Rua Oliveira Botelho e no lado ímpar das praças Dermeval e Getúlio Vargas, causando uma série de transtornos. Muita gente que estava no centro comercial Mezzaninos, por exemplo, desistiu de esperar o restabelecimento da energia e utilizou as escadas.
A três semanas para o Natal, o problema também trouxe prejuízos ao comércio, que registrou queda significativa no movimento. Funcionários de uma grande rede de varejo localizada na Alberto Braune chegaram a fazer um cordão de isolamento para restringir a entrada de clientes devido à falta de luz. Profissionais como o chaveiro Jorge Paulo Deschepper também foram obrigados a cruzar os braços. "Já estou há meia hora sem luz e pelo menos seis clientes tiveram que ir embora. Dependo da luz por causa do maquinário”, disse ele.
Além do comércio, residências também sofreram com a falta de luz, bem como moradores e comerciantes de vários bairros da cidade. "As chuvas de verão ainda nem começaram e já estamos sofrendo com interrupções no serviço de energia. Isso era muito comum no passado e está voltando a acontecer”, desabafou um aposentado que reside no Centro.
Energisa: problema foi causado por interferência de árvores
A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a concessionária Energisa para saber a causa do problema. A assessoria de imprensa da empresa emitiu a seguinte nota:
"A interrupção no fornecimento de energia elétrica, registrada na tarde desta quinta-feira, 4 de dezembro, por volta das 12h30, em algumas localidades de Nova Friburgo, foi causada pela interferência de árvores na rede. No mesmo momento, todas as equipes da Energisa foram acionadas para normalizar o fornecimento de energia. O restabelecimento ocorreu de forma gradativa. Às 14h16, a Energisa já havia normalizado o fornecimento de energia para todos os clientes afetados.
Os principais bairros afetados foram: Conselheiro Paulino, São Geraldo, Riograndina, Jardim Califórnia, Jardim Ouro Preto, Córrego Dantas, Prado, Rui Sanglard, Loteamento São José, Jardinlândia, Pilões, Santa Bernadete, Catete, Banquete, Parque das Flores, Rio Grande de Cima, Parque Maria Tereza, Lagoa Seca e Loteamento Santo André.
Em relação ao tempo de interrupção, ficaram interrompidos durante todo o período apenas parte de Conselheiro Paulino, Bairro Floresta, Parque Maria Tereza, Riograndina e Lagoa Seca.
Durante as manobras na rede de distribuição para o restabelecimento do fornecimento, houve interrupção de energia em parte da área central por aproximadamente 40 minutos. Demais consumidores da área central e de outras regiões perceberam piques de duração de até um minuto.”
Deixe o seu comentário