Falta d'água: ETA Debossan entra em obras este mês

Prazo de conclusão é setembro de 2019. Prefeitura quer que concessionária disponibilize 15 carros-pipa para contingência
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O reservatório de Debossan (Arquivo AVS)
O reservatório de Debossan (Arquivo AVS)

 

Começam este mês as obras de modernização da Estação de Tratamento de Águas (ETA) do bairro Debossan, que há cerca de 20 dias deixou moradores de vários bairros de Nova Friburgo sem água devido a uma falha no sistema de distribuição. O projeto da concessionária Águas de Nova Friburgo prevê tornar a estação a mais moderna do país. A previsão é de que as obras sejam concluídas em setembro de 2019.

De acordo com a concessionária, a capacidade de tratamento da água na ETA Debossan será ampliada de 145 litros por segundo para 160. Serão construídas instalações complementares para armazenagem e preparo de produtos químicos, além do tratamento de lodos. “A solução proposta permite o tratamento eficiente de águas superficiais com alto nível de cor orgânica, característica do manancial que abastece a ETA em períodos de chuvas torrenciais”, informou a Águas de Nova Friburgo.

Segunda maior estação de tratamento de água do município, a ETA Debossan atende pouco mais de 47 mil pessoas em 18 bairros, entre eles, Olaria, Ponte da Saudade, Mury, Vale dos Pinheiros, Paissandu e Cordoeira. (A maior é a ETA Rio Grande de Cima, que fornece água tratada para 81 mil friburguenses). No último dia 11 de outubro, um problema no sistema da ETA Debossan deixou moradores sem água por mais de 20 dias, sobretudo os que moram nos bairros mais altos.

Em meio às queixas, a prefeitura notificou a concessionária de águas e a Câmara Municipal iniciou, no último dia 22 de outubro, uma audiência pública com moradores e representantes do governo para cobrar soluções efetivas para a falha na estação e no plano de contingência, que também não teria dado conta da demanda. Na reunião, um documento foi preparado pelo vereador Professor Pierre (Psol) em que se exigia da Subsecretaria Municipal de Serviços Públicos a fiscalização dos termos previstos no contrato de concessão.

Concessionária apresenta plano de contingência

Na última segunda-feira, 29, o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique Tebyriça de Sá, esteve na Câmara para continuidade da audiência pública e apresentou o projeto de remodelação da ETA Debossan. Ele também deu detalhes do plano de contingência, que prevê a disponibilização de pelo menos dez carros-pipa para atender a população. O plano ainda prevê a recuperação do segundo reservatório do conjunto habitacional Dom Bosco, no bairro Cordoeira, e que tem capacidade de 300 metros cúbicos de água. As obras devem ser concluídas em dezembro. Os reservatórios atendem moradores que não possuem reservação em suas casas.

Durante a audiência, o subsecretário municipal de Serviços Concedidos, Nader Pedro, também apresentou um ofício com exigências encaminhadas à concessionária. A prefeitura quer que a Águas de Nova Friburgo disponibilize no plano de contingência 15 carros-pipa, em vez de dez. Os usuários devem ser atendidos pelos veículos em até seis horas. O município também cobrou laudos da qualidade da água e quer que a empresa implante no sistema estações de tratamento móvel de água.

Procurada por A VOZ DA SERRA, a Águas de Nova Friburgo informou, em nota, que todas essas exigências da prefeitura estão sendo avaliadas pela empresa e serão respondidas no prazo determinado. O jornal também perguntou se a concessionária pretende retomar as revisões tarifárias ordinárias quadrienais. A Câmara propôs que o cálculo seja realizado por instituições públicas, em vez da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “A revisão ordinária do contrato se encontra em análise”, disse a empresa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água
Publicidade