Os contribuintes de Nova Friburgo que recorreram ontem, 13, à página da prefeitura na internet (www.pmnf.rj.gov.br) para saber os valores e até mesmo imprimir boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não conseguiram saber quanto terão que pagar pelo tributo este ano, muito menos imprimir algum boleto. A impossibilidade gerou revolta em alguns contribuintes que queixaram-se durante o dia com a redação do jornal, ainda mais devido ao fato de a manchete da edição de ontem de A VOZ DA SERRA destacar a facilidade proposta pelo Executivo municipal.
A Subsecretaria de Comunicação Social da prefeitura, no entanto, emitiu nota à tarde informando que os carnês do IPTU 2016 programados para serem disponibilizados no site desde o último domingo, 10, apresentaram falhas na leitura do código de barras, o que impediu a visualização dos boletos na internet.
A Prefeitura de Nova Friburgo informou ainda que desde que a falha foi identificada contactou a empresa de informática que administra o site e o banco Bradesco para viabilizar o reparo necessário. Técnicos já trabalham na busca pela solução do problema e a Secretaria Municipal de Finanças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Econômico e Gestão espera que a falha seja solucionada até a próxima semana.
Com o reparo, os contribuintes não precisarão esperar a entrega dos carnês em domicílio via Correios, podendo,então, imprimir os boletos do IPTU para pagamento através da internet. O secretário de finanças, Juvenal Condack, inclusive, observa que a novidade permitirá maior praticidade, pois além de possíveis atrasos na entrega dos carnês, muitos foram devolvidos nos anos passados à prefeitura devido a erros nos endereços informados pelos contribuintes.
O calendário de vencimentos do IPTU 2016 começa no próximo dia 19 de fevereiro quando deverão ser quitados a cota única com desconto ou a primeira parcela para aqueles que optarem pelo pagamento em dez vezes. Os vencimentos das demais parcelas serão sempre nos dias 19 de cada mês. Naqueles que o dia 19 for feriado, sábado ou domingo, o vencimento passa para o primeiro dia útil subsequente.
Com o IPTU 2016, a Prefeitura de Nova Friburgo espera arrecadar quase R$ 19 milhões. O tributo esse ano teve reajuste de 10,33%. Nos carnês também é cobrada a Taxa de Coleta de Lixo Doméstico (TCLD), cujo montante é repassado pela prefeitura à Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), responsável pela coleta de lixo no município.
Dificuldades na emissão da nota fiscal eletrônica já dura 14 dias
Não é somente a emissão dos boletos para pagamento do IPTU 2016 que tem causado reclamações àqueles que acessam o site da prefeitura. O novo sistema disponibilizado pelo município para emissão de notas fiscais eletrônicas também tem apresentado falhas causando transtornos aos contribuintes. Muitas empresas não tem conseguido emitir as notas eletrônicas nos últimos dias. A falha já dura pelo menos duas semanas.
De acordo com a prefeitura o sistema é totalmente introduzido com os módulos do novo método de tributação exercido no país. Em Nova Friburgo a nova tecnologia começou a ser colocada em prática no último dia 1º.
A novidade que deveria facilitar o cotidiano de empresas que necessitam desse tipo de recurso, têm, na verdade, gerado muitos problemas. Após tentar por dois dias acessar o sistema, um técnico em informática denunciou à reportagem de A VOZ DA SERRA que ainda aguarda a aprovação de credenciamento.
“A informação que encontrei no sistema é de que devo aguardar a aprovação do meu credenciamento, mas não há nada dizendo quanto tempo demora para que essa questão seja resolvida. Se tratando de tributos, a prefeitura pode perder muito com esse atraso de repasse de imposto”, garante. Outros empresários e contadores também queixaram-se ao jornal que vem acumulando prejuízos pois sem a emissão da nota fiscal eletrônica não tem conseguido receber os pagamentos pelos serviços prestados. “Com isso o capital não gira e já acumulamos dívidas. A todo momento recebo cobranças e reclamações”, denunciou um contador da cidade.
O secretário municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento econômico e gestão, Juvenal Condack, afirma que essa transição para um novo sistema requer paciência até que haja uma adaptação, por isso há diversos transtornos. Juvenal diz haver uma equipe de técnicos em informática em tempo integral buscando reparar as falhas e explica: “Acredito que a maioria dos problemas referentes as notas fiscais ocorrem devido a falta de conhecimento para lidar com o sistema. Estamos numa fase de adaptação”, observa ele.
Jorge Alfare também procurou o jornal ontem à tarde para reclamar que não consegue acessar o sistema da nota fiscal eletrônica e questiona com indignação a falha: “Não consigo entender o que está acontecendo. Estamos precisando de mudanças não só no sistema, mas na política”, revoltou-se.
Os contribuintes que tiverem dúvidas para utilizar a nova plataforma, devem procurar o setor responsável. A Sala do Empreendedor fica na Avenida Alberto Braune 224, no salão azul da prefeitura, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Deixe o seu comentário