Prefeito Sérgio, o que a Prefeitura tem feito pelos agricultores do município, uma vez que Nova Friburgo tem entre as suas principais atividades a produção agrícola, principalmente na região de Campo do Coelho?
Bernardo dos Santos Schuenck, 55 anos, auxiliar de produção agrícola, Campo do Coelho.
Resposta: Caro Bernardo
São várias as ações que procuramos adotar para o incentivo e desenvolvimento da produção agrícola no nosso município, uma vez que entendemos a importância da mesma. Vou citar apenas as últimas ações, dentre muitas, uma vez que aqui o espaço é reduzido. Entre elas podemos citar a realização do Encontro Municipal da Mulher Rural, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater-Rio. Nesse encontro, cerca de duzentas mulheres, de diversas localidades, puderam conhecer formas de incentivo ao trabalho da mulher do campo, como os programas que auxiliam na geração de renda, saúde e a legislação que rege a agroindústria. Além disso, também por meio da Secretaria de Agricultura, foi promovido o Dia de Campo, realizado na Baixada de Salinas. No evento, foi feita uma demonstração aos agricultores que vão fazer uso dos três tratores recebidos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da empresa John Deere – Treviso, vencedora da licitação pública. Palestra e treinamento foram passados aos agricultores, visando melhorias no plantio direto, mostrando qual é o método para se trabalhar com os tratores. Ações como essas evitam que produtores tenham que alugar tratores. Outra ação que posso citar é o apoio incondicional da nossa gestão à produção de orgânicos no município. Assim, a volta da Feira Orgânica, na Praça do Suspiro, aos sábados, é uma forma que encontramos de retomar a tradição de comercialização de produtos saudáveis, ao mesmo tempo, que também incentivamos a produção dos mesmos.
Prefeito, o que será e como vai ser feito a campanha Cidadão Nota 10? Todas as escolas vão poder participar, e o que está previsto como prêmio?
Ênio Alexandre Moura Bastos, 16 anos, estudante e jovem aprendiz, Teodoro.
Resposta: Caro Ênio,
A campanha Cidadão Nota 10 será realizada em Unidades Escolares Públicas Municipais em dois grupos distintos, que concorrem isoladamente: creches e pré-escolas (somente Educação Infantil), e escolas. Assim, a campanha prevê como premiação uma benfeitoria para a creche pública municipal e outra para a escola pública municipal que alcançarem maior arrecadação em notas fiscais, considerando-se a soma total dos valores, respeitadas as proporções do número total de alunos matriculados em cada unidade escolar. Dessa forma, fizemos a campanha por entendermos que a escola é um lugar privilegiado para a construção da cidadania. Logo, a campanha é uma importante contribuição da escola, neste sentido, para estimular nos alunos atitudes que promovam o comportamento cidadão. E para concorrer, cada unidade escolar participante deverá desenvolver atividades sobre o tema que envolva toda a escola de modo que a campanha Cidadão Nota 10 represente aprendizado e mudança de comportamento. Ressaltando que a escola não poderá deixar de abordar o que são os impostos e para que serve pagá-los, dando ênfase aos impostos municipais que são o foco desse projeto. Durante toda a campanha, o Planejamento Pedagógico das unidades escolares deverá contemplar de forma interdisciplinar o tema “impostos municipais” e garantir o trabalho efetivo com os alunos acerca do tema. Lembrando que até o dia 9 de outubro é o prazo para ser feita a arrecadação das notas fiscais, e no dia 17 de outubro será divulgada a escola vencedora. As regras que regem a campanha e os demais detalhes são estabelecidos em um regulamento, que você pode acessar pelo seguinte link: www.pmnf.rj.gov.br (acessar: editoria Educação).
Deixe o seu comentário