PERGUNTA: A Biblioteca Pública Municipal está “abandonada” desde que o escritor Álvaro Ottoni foi exonerado. Qual secretaria está responsável por ela? O prefeito não tem a intenção de voltar com a Secretaria Pró-Leitura?
Margareth Amora, 36 anos, professora rede particular, Centro
RESPOSTA: Prezada Margareth
Assim que assumimos o governo, em um momento bastante conturbado da cidade de Nova Friburgo, priorizamos algumas ações, identificando cada secretaria e o trabalho que vinha sendo executado. Verificamos que algumas secretarias que foram criadas no passado, mas não tiveram o devido apoio, não tiveram condições de dar uma resposta à sociedade em ações efetivas. Assim, em um primeiro momento, paralisamos os trabalhos da Secretaria Pró-Leitura. Não fizemos isso porque achamos que não seria mais importante, mas porque precisamos criar mecanismos para que essa secretaria tenha desdobramentos favoráveis e efetivos não só à Educação, mas também à Cultura de Nova Friburgo.
Chegamos a um entendimento de que toda essa estrutura da leitura deve ser recriada o mais rápido possível, com o entendimento entre as secretarias de Educação e Cultura, que hoje possuem dois secretários excepcionais (Ricardo Lengruber e David Massena), que muito conhecem e entendem das suas pastas, e vão, já a meu pedido, proporcionar à Nova Friburgo uma Secretaria de Leitura, que possa ter desdobramentos eficientes no campo da leitura, e não será apenas a criação de um cargo; isso para que nós possamos dar uma resposta à comunidade. Sabemos que essa é uma secretaria pioneira no Brasil inteiro, contudo, não tinha resultados como nós esperávamos. Por isso, buscamos um entendimento com os secretários de Educação e Cultura para escolhermos um bom nome, que tenha o respaldo das duas secretarias. Mas, acima de tudo, devemos criar condições para que essa secretaria tenha bons feitos relacionados à leitura, com muita eficiência, tanto na Educação como na Cultura da nossa cidade.
PERGUNTA: Espero que, com a mudança do secretário de Cultura, o senhor olhe pelo Teatro do Centro de Arte. Quando o espaço será reaberto ao público? Muitas escolas levavam seus alunos ao local e muitos deles tinham a oportunidade de conhecer um espaço cultural, um teatro, mesmo que pequeno! Como existe o Teatro Municipal, o senhor não pensa em fazer obras no Teatro do Centro de Arte?
Antonio Pires, Centro.
RESPOSTA: Prezado Antonio
Sabemos da importância do Teatro Bebete Castillo, do Centro de Arte, espaço que completou 50 anos de atividades artísticas e culturais, mas que foi atingido pelas chuvas de 2011. O atual secretário de cultura, David Massena, já esteve vistoriando o local com sua equipe e pretende entregá-lo à classe artística e à população o mais breve possível, para que a agenda daquele espaço possa voltar à sua normalidade. No entanto, apesar de o teatro estar fechado, as galerias de arte retornaram suas atividades, com diversas exposições, graças ao esforço do seu diretor Chico Figueiredo, que tem envidado todos os esforços também para a reabertura do teatro Bebete Castillo.
Deixe o seu comentário